Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado aprova projeto que facilita registro de empresas

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado aprova projeto que facilita registro de empresas

Congresso em Foco

6/11/2007 | Atualizado às 20:26

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Senado aprovou agora há pouco o projeto de lei que torna mais simples a abertura de empresas e impulsiona a regulamentação das atividades econômico-financeiras. Trata-se do PLC 115/06, que cria a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). A Rede será constituída por órgãos federais, estaduais e municipais incumbidos pelos processos de registro de empresas.

A proposta já havia passado pelas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Assuntos Econômicos (CAE), onde foi acolhida sem obstruções. Reivindicação de micro e pequenos empresários, ela diminui significativamente o burocrático sistema de abertura e extinção de empresas.

A matéria aprovada pelos senadores estabelece apenas uma entrada de documentos e dados sobre o pleiteante, a fim de que sejam reduzidos os custos provenientes do processo e eliminados a duplicidade e o excesso de informações sobre a mesma empresa. Os senadores acreditam que a novas regras agilizarão e tornarão mais eficazes os processos de registro e fechamento de empresas.

O texto apresenta novidades como a possibilidade de emissão, por parte de municípios, de alvará de funcionamento temporário e a simplificação de cadastros de segurança sanitária, prevenção de incêndios e controle ambiental. A matéria será encaminhada agora para a sanção do presidente Lula.

PAC

Uma negociação de cerca de três horas travada no plenário do Senado entre a bancada governista e a oposição levou à aprovação da Medida Provisória 387/07. A MP institui a “transferência obrigatória de recursos financeiros” do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - no qual o governo aposta todas as fichas - para estados e municípios.

O texto também define o método de “operacionalização do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH)”. A matéria será agora reencaminhada à apreciação da Câmara, onde tramitará como Projeto de Lei de Conversão 35/07. (Fábio Góis)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

PT e mais oito partidos divulgam nota contra 3º mandato

STF analisa criação de cargos comissionados em Tocantins

DEM recorre ao TSE contra três deputados

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES