Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/9/2007 | Atualizado às 19:25
Em discurso na tribuna do Senado, o senador Mário Couto (PSDB-PA) solicitou hoje (25) à Mesa da Casa a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) destinada a investigar o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit).
O senador alegou como motivo para seu pedido o fato de o Dnit comandar 21 das 77 obras apontadas como irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A constatação consta de relatório enviado pelo TCU ao Congresso Nacional, em trabalho que apura a situação de 231 obras federais.
Ao todo, 101 obras apresentaram falhas, 29 delas integrantes do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo Mário Couto, tais irregularidades já teriam causado prejuízos de R$ 5 bilhões à União, numa prova de ingerência do governo federal.
“Lula está sendo salvo pela ‘Nossa Senhora da Bolsa Família’, nada mais que isso. O resto é dinheiro público jogado pela janela. Não sou eu quem diz, é o TCU”, bradou o senador paraense.
Mário Couto é um dos opositores à indicação, pelo governo federal, do ex-secretário de Estado de Mato Grosso Luiz Antônio Pagot para presidir o Dnit, a ponto de ter sido declarado persona no grata pela Câmara Municipal de Cuiabá (MT). Os senadores mato-grossenses apóiam a indicação de Pagot.
Segundo o senador, Pagot omitiu que teria trabalhado no Senado como secretário parlamentar dos senadores Jonas Pinheiro (DEM-MT) e Blairo Maggi (PR-MT), atual governador, entre 1995 e 2002, ao mesmo tempo em que exercia cargo de diretor-superintendente da Hermasa Navegação da Amazônia, companhia pertencente ao grupo empresarial de Maggi em Itacoatiara (AM).
O senador Romeu Tuma (DEM-SP) interveio em aparte e disse que assinaria a instalação da CPI do Dnit, em consonância à solicitação de Mário Couto. Já o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) prestou solidariedade ao senador dizendo que o posicionamento da Câmara Municipal de Cuiabá era um “chilique paroquial". (Fábio Góis)
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
MANOBRA NA CÂMARA
Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação