Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Manete estava em posição errada

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Manete estava em posição errada

Congresso em Foco

1/8/2007 | Atualizado às 16:24

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O manete de uma das turbinas do Airbus 320 da TAM estava em posição errada, disse, na tarde de hoje (1º), o deputado Ivan Valente (Psol-SP), confirmando informação que já circulava pelo Congresso e que foi publicada pela primeira vez pela revista Veja.

O parlamentar fez a declaração citando o chefe do Cenipa, Jorge Kersul Filho, que foi ouvido em sessão secreta pela CPI do Apagão Aéreo. O militar foi ouvido pelos deputado para interpretar os números e gráficos da caixa preta de dados do avião, que explodiu em 17 de julho ao tentar pousar em Congonhas, matando 199 pessoas.

As manetes são responsáveis por controlar a potência das turbinas para frente (acelerar), para trás (frear) ou mesmo para ficarem ociosas, em posição de descanso. Em procedimento normal de pouso, as duas manetes devem ficar em ponto morto e, em seguida, em reverso, para forçar a frenagem.

Mas, segundo Valente, uma delas estava na posição “idle” (ponto morto) e outra estava em “climb”, que serve para acelerar e decolar. “Temos um indício forte: o avião estava acelarado e o spoiler (freio aerodinâmico localizado nas asas) não funcionou”, disse Valente.

O deputado afirmou ser impossível creditar o acidente ao uma falha humana dos pilotos ou da máquina ainda. Segundo ele, os gráficos apontam que uma manete estava acelerada, mas pode ser que os comandantes acionaram o equipamento para frear e, mesmo assim, o computador tenha desobedecido ao comando.

Segundo Valente, o brigadeiro Kersul disse aos parlamentares que um pequeno pedaço de papel poderia cair no trilho das manetes (que têm forma de um câmbio de automóvel com transmissão semi-automática). Só isso bastaria para isolar a manete do comando eletrônico do avião. (Eduardo Militão)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Treinamento de pilotos será investigado

Diálogo dos pilotos do Airbus sugerem falha no equipamento

Vôo 3054: passageiros ficaram conscientes após batida

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES