Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
15/5/2007 10:33
Na abertura da primeira entrevista coletiva de seu segundo governo, o presidente Lula disse que “o Brasil de 2007 é um outro país” e fez uma projeção otimista para os próximos quatro anos. “O próximo período é de tranqüilidade. Não fazemos mais a política do ódio entre a base aliada e a oposição. Construímos uma base muito mais sólida. Estamos aprendendo a fazer coalizão política pensando em longo prazo e não apenas nas próximas votações”, afirmou.
Antes de abrir o espaço para as perguntas dos jornalistas inscritos, o presidente fez um balanço positivo da economia brasileira e disse que o país começará a colher, no segundo mandato, o que foi plantado em sua primeira gestão.
“Estamos preparados para fazer aquilo que não foi feito no primeiro mandato. Consolidamos a política econômica e junto com ela a política internacional”, declarou. Segundo o presidente, a relação comercial do Brasil com a América Latina é maior do que com a relação com a Europa e os Estados Unidos.
“Deixamos de estar de costas uns para os outros e passamos a fazer uma parceria. No Brasil parecia impossível combinar crescimento das exportações com mercado interno.”
O presidente disse que pela primeira vez se combina no país crescimento econômico e controle da inflação. “Hoje não tem mais que perguntar sobre reservas, sobre crescimento da economia, sobre estabilidade, porque essas coisas estão praticamente resolvidas, porque o Brasil se preparou no primeiro mandato para dar um salto de qualidade no segundo. Vamos fazer isso agora com mais sabedoria”, completou.
O presidente reafirmou que não irá mais comparar seu governo com administrações anteriores. “Agora preciso comparar 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010”, disse. Lula disse ainda que em nenhum momento permitiu que “qualquer sintoma de crise política adentrasse no Palácio do Planalto”. (Edson Sardinha)
Temas
Projeto antifacção
Relatório de Derrite prevê endurecimento no combate ao crime
Pensão alimentícia
Deputado quer incluir 13º e terço de férias no cálculo da pensão
Previdência Militar
Deputado propõe aposentadoria integral para policiais e bombeiros