Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Dossiê: TSE adia julgamento de Lula

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Dossiê: TSE adia julgamento de Lula

Congresso em Foco

19/4/2007 | Atualizado às 20:20

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou para a próxima terça-feira (24) o julgamento da representação movida pela coligação Por um Brasil Decente (PSDB-PFL), que trata da tentativa de compra de um dossiê que envolveria políticos do PSDB com a máfia das ambulâncias. O episódio ocorreu antes das eleições do ano passado.

De acordo com a coligação, o dossiê seria usado para prejudicar a campanha do candidato tucano à Presidência da República, Geraldo Alckmin. O ministro Cesar Asfor Rocha, relator da investigação, alegou que não poderia comparecer ao TSE nesta noite devido a uma sessão em que ele participa no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Os investigados na representação são o presidente Lula; o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos; o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini; o empresário Valdebran Padilha; o advogado Gedimar Passos; e o ex-assessor da Presidência Freud Godoy.

“Nos termos do artigo 22 da Lei Complementar 64/90 (Lei das Inelegibilidades) – que disciplina o trâmite da investigação judicial – se for julgada procedente a Representação, caberá ao Tribunal declarar a inelegibilidade dos investigados por três anos (subseqüentes à eleição em que se verificou o ato), além da cassação do registro do candidato diretamente beneficiado pelo abuso de poder econômico ou político”, diz o site do TSE. Entretanto, o tribunal ressalta que uma “eventual cassação não é automática”.

Absolvido

O Congresso em Foco procurou parlamentares para ouvir suas opiniões a respeito da futura decisão do TSE. Deputados da base governista e da oposição não acreditam que o presidente Lula será condenado. O deputado Eduardo Valverde (PT-RR) lembrou que o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) não foi condenado pelo TSE. Mercadante concorreu ao governo de São Paulo no ano passado e perdeu a disputa para o atual governador, José Serra (PSDB). “Se nem o Mercadante, que teoricamente foi beneficiado pelo dossiê, foi condenado; o Lula, que chegou a ser prejudicado, não será”, afirmou.

“Um presidente altamente bem avaliado como o Lula dificilmente será condenado. No mensalão, ele também não sabia de nada”, ironizou o deputado Márcio Junqueira (DEM-RO). 

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Câmara pede acesso aos dados da Operação Furacão

Câmara finaliza votação de MP do arrendamento rural

Chinaglia diz que teme ser injusto com Marina Magessi

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES