Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
19/4/2007 | Atualizado às 13:12
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitou denúncia do Ministério Público Federal (MPF) e abriu ação penal contra o atual presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, Valci Ferreira da Silva. Ele é acusado de peculato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha por envolvimento com o "caso beija-flor".
Outros nove acusados pelo MPF de envolvimento com o escândalo, entre eles o ex-presidente da Assembléia Legislativa do estado, José Carlos Gratz, também serão processados.
Em 2003, o Ministério Público Federal denunciou os conselheiros do Tribunal de Contas por participação em um esquema de desvio de dinheiro de obras públicas superfaturadas e recebimento de propina para facilitar julgamentos de processos no órgão.
Segundo o MPF, Valci Ferreira recebeu R$ 59 mil do desvio de verbas de obras de escolas no interior do estado. Além dele, os conselheiros do tribunal Marcos Madureira, Enivaldo dos Anjos e Umberto Messias teriam sido beneficiados com depósitos feitos em contas de laranjas. (Carol Ferrare)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores