Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Esvaziada, CPMI dos Atos Golpistas cancela última oitiva

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Congresso Nacional

Esvaziada, CPMI dos Atos Golpistas cancela última oitiva

CPMI dos Atos Golpistas perpetrada em 8 de janeiro de 2023 não irá realizar a audiência de quinta-feira (5).

Congresso em Foco

4/10/2023 15:34

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Atos de 8 de Janeiro de 2023 (CPMI) não irá realizar a audiência de quinta-feira (5).

Mesa:
presidente da CPMI do 8 de Janeiro, deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA); 
relatora da CPMI do 8 de Janeiro, senadora Eliziane Gama (PSD-MA); 
2° vice-presidente da CPMI do 8 de Janeiro, senador Magno Malta (PL-ES). 
  
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Atos de 8 de Janeiro de 2023 (CPMI) não irá realizar a audiência de quinta-feira (5). Mesa: presidente da CPMI do 8 de Janeiro, deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA); relatora da CPMI do 8 de Janeiro, senadora Eliziane Gama (PSD-MA); 2° vice-presidente da CPMI do 8 de Janeiro, senador Magno Malta (PL-ES). Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas perpetrada em 8 de janeiro de 2023 não irá realizar a audiência de quinta-feira (5). O depoente da vez seria o subtenente Beroaldo José de Freitas Júnior do Batalhão de Policiamento de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal. A razão para o cancelamento ainda não foi divulgada, mas com o cancelamento estão finalizadas as oitivas da CPMI, que ouviu o total de 20 pessoas para investigar quem financiou, articulou e executou uma série de atos antidemocráticos que culminaram na depredação da Praça dos Três Poderes pelas mãos de bolsonaristas revoltados com o resultado das eleições presidenciais de 2022. A presença de Beroaldo na condição de testemunha foi feita via requerimento do deputado Ramagem (PL-RJ). Durante o dia 8, o policial atuou para conter os vândalos e chegou a ser promovido por ato de bravura. No entanto, a vinda do militar era considerada um tanto redundante pela própria Comissão, pois a cabo Marcela Pinno já havia prestado um depoimento sobre a atuação da polícia durante o quebra-quebra. O cancelamento da oitiva segue a mesma toada da quinta-feira passada (28), quando a Comissão ouviria Alan Diego dos Santos Rodrigues, envolvido no atentado à bomba no aeroporto de Brasília na véspera de Natal do ano passado. A sessão foi cancelada em virtude da previsão de baixo quórum da sessão e porque o tema foi explorado com duas oitivas que colheram depoimentos de George Washington e Wellington Macedo. O fim dos depoimentos abre caminho para que o relatório da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) seja lido, discutido e votado já no dia 17 deste mês. Portanto, a semana que vem não conta com nenhuma audiência da CPMI, que já demonstrava sinais de esvaziamento desde setembro. O presidente da CPMI, Arthur Lira (União-BA), divulgou na terça (3) que a oposição prepara um relatório paralelo sobre o dia 8. Maia tentou colocar em votação ontem o depoimento do comandante das Força Nacional de Segurança Pública, Sandro Sales, mas a maioria do colegiado misto rejeitou o pedido. Com isso, a oposição perdeu um dos depoimentos mais aguardados dentro da estratégia de parlamentares alinhados ao bolsonarismo, que procuram acusar o ministro da Justiça, Flávio Dino, de omissão por não ter acionado o órgão de segurança durante o dia das manifestações ilegais. Assim sendo, a CPMI se esgota na reta final por não trazer mais nomes de peso para as narrativas de ambos os lados.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

PM CPMI arthur maia eliziane gama ramagem Atos golpistas 8 de janeiro de 2023 Beroaldo José de Freitas Júnior

Temas

Congresso Notícia

LEIA MAIS

Câmara dos Deputados

Taxação: Hugo Motta reafirma disposição da Casa para agir com firmeza

JUSTIÇA

Erika Hilton pede bloqueio de bens de Eduardo Bolsonaro no STF

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Carla Zambelli vai devolver apartamento funcional da Câmara

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Câmara dos Deputados

Veja quais deputados votaram a favor da moção de louvor a Trump

2

Negociação

Tarcísio pediu ao STF aval para Bolsonaro viajar e negociar com Trump

3

EUA

Em live, Eduardo Bolsonaro incentiva empresários a investir nos EUA

4

RELAÇÕES EXTERIORES

Lula publica artigo pelo multilateralismo em 9 jornais internacionais

5

ARTICULAÇÃO

Com articulação de JHC, Lula escolhe alagoana Marluce Caldas para STJ

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES