Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
20/3/2007 10:02
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, disse ontem em São Paulo que as primeiras seis súmulas vinculantes do País serão editadas nos próximos dias. A ministra espera que a adoção do mecanismo diminua em 60% o número de processos em tramitação na Justiça Federal.
A lei que criou a súmula vinculante começa a valer hoje. O mecanismo obriga os demais órgãos do Judiciário e da administração pública a seguirem o entendimento do STF em processos que tratam do mesmo assunto. "As seis primeiras súmulas deverão ser expedidas imediatamente, após a lei entrar em vigor. A partir daí nós deveremos levar a questão à sessão pública", explicou a ministra, após assinar dois termos de cooperação entre STF, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, Ellen Gracie disse que um levantamento feito pelo STF indica que a súmula vinculante será mais apropriada, num primeiro momento, para tratar de questões tributárias e previdenciárias. "Existe um enorme número de processos envolvendo essas duas questões". Segundo a ministra, muitos dos 62 milhões de processos que tramitam hoje na justiça brasileira não existiriam caso a súmula existisse há mais tempo.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil