Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
20/3/2007 4:46
O presidente Lula e a cúpula do PMDB acertaram ontem à noite a indicação do deputado federal Reinhold Stephanes (PR) para o Ministério da Agricultura, informa a Folha de S. Paulo. O anúncio oficial deve ser feito hoje (20) após o presidente consultar o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), e o ex-ministro Roberto Rodrigues, que ocupou a pasta por três anos durante o primeiro mandato de Lula.
Economista e ex-ministro da Previdência nos governos do tucano Fernando Henrique Cardoso e de Fernando Collor de Mello, então no PRN, Stephanes foi escolhido porque teria a melhor imagem pública, na avaliação da cúpula peemedebista, o que evitaria a repetição do desgaste causado pela indicação do também deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR) para o cargo. Indicado na semana passada, albinotti desistiu do ministério no sábado após o desgaste causado pela notícia de que ele é alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) por falsidade ideológica.
Maior produtor de soja do país, o governador Blairo Maggi (PR-MT), que havia apoiado a indicação do paranaense, criticou a nova escolha do presidente. "Stephanes não é da área. É melhor alguém que seja. Se para alguém que é do ramo a agricultura já é um tremendo desafio, imagina para quem não é."
Lula se reuniu ontem à noite no Palácio do Planalto com o presidente do PMDB, Michel Temer (SP), e o líder da bancada peemedebista na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). Segundo a Folha, foi feita ontem uma checagem do próprio Planalto sobre eventuais fatos que pudessem trazer dissabores com a indicação de Stephanes. A conclusão foi que, com ele, não havia risco de repetição do episódio Balbinotti.
A lista de possíveis ministros da Agricultura apresentada pelo PMDB a Lula incluída ainda os deputados Waldemir Moka (MS), Fernando Diniz (MG), Valdir Colato (SC), Tadeu Felipelli (DF) e Eunício Oliveira (CE).
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil