Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
14/3/2007 | Atualizado às 12:31
É tensa a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, convocada para decidir sobre a instalação da CPI do Apagão Aéreo. Deputados da oposição acusam o presidente da CCJ, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), de cassar a palavra dos defensores da CPI e de manobrar regimentalmente em favor do governo para barrar a instalação da comissão parlamentar de inquérito.
No meio do tiroteio verbal, o governista José Eduardo Cardozo (PT-SP) cobrou de Picciani uma postura firme em relação aos ataques da oposição e provocou protestos de pefelistas e tucanos ao declarar que alguns deputados estavam "assaltando os microfones". A expressão será retirada da ata da reunião, a pedido do deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA), que consideram o termo ofensivo.
O líder da oposição na Câmara, Júlio Redecker (PSDB-RS), acusou o presidente da CCJ de "não permitir o contraditório" e de manchar "a biografia que ainda irá construir", numa referência à idade de Picciani, que tem 27 anos. "O senhor está deixando evidente sua intenção de ajudar o governo ao impedir que a oposição se manifeste. Não suje a sua biografia que está sendo construída. Sirva a democracia e não ao governo."
A indicação do peemedebista para o cargo recebeu críticas de alguns parlamentares, que não vêem nele o conhecimento jurídico necessário para comandar a comissão que examia a constitucionalidade e a juridicidade de todas as proposições que tramitam na Casa.
A oposição tenta obstruir a votação do requerimento do PT que contesta a instalação da CPI do Apagão Aéreo. O parecer do relator, Coulbert Martins (PMDB-BA), é pelo arquivamento da comissão parlamentar de inquérito.
Os oposicionistas querem que o Supremo Tribunal Federal (STF) decida sobre a questão. O relator do recurso apresentado pelo PFL, o PSDB e o PPS, ministro Celso de Mello, deve apresentar hoje seu parecer. Leia mais
Temas
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes
RELAÇÕES EXTERIORES
Estados Unidos impõem sanções contra esposa de Alexandre de Moraes
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília