Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
6/3/2007 | Atualizado às 15:44
O presidente Lula está reunido com os governadores de estado, na Granja do Torto, em Brasília. Entre os temas que estão em debate, está a distribuição de recurso provenientes dos impostos para os estados e os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A reivindicação principal dos governadores é por uma fatia maior do dinheiro arrecadado pela União, como a participação na Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), mais conhecido como imposto dos combustíveis.
Os estados recebem hoje 29% da Cide. A intenção dos governadores é ficar com 46%. Eles também querem 30% da CPMF, que hoje fica só com o governo Federal.
O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (PFL), quer mais dinheiro para o Centro-Oeste, principalmente para a região do entorno do DF. O pefelista reclama ainda que a quantia do PAC destinada ao Centro-Oeste (R$ 24 bilhões) é metade dos recursos destinados ao Nordeste.
Na chegada à reunião, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) disse estar disposto a ouvir as propostas do governo em torno da reforma tributária. O tucano também pediu “cautela” durante o debate sobre a partilha dos recursos da CPMF e da Cide.
“Temos que ter muita cautela. Sabemos da dificuldade do governo federal e temos convencimento de que o governo federal compreende também as dificuldades dos estados”, afirmou.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, já deu sinais de que essa não será uma negociação fácil. Mantega disse hoje, ao chegar à residência do Torto, que parte da CPMF já é repassada aos estados no orçamento da Saúde. Segundo o ministro, “não está sobrando nada”.
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares
IMUNIDADE PARLAMENTAR