Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
11/2/2007 7:02
Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, o presidente Lula tem dito a ministros e dirigentes do PT que o partido conseguirá eleger seu sucessor no Palácio do Planalto em 2010 se seguir suas recomendações políticas.
A receita de Lula se basearia em três pontos: a manutenção de uma política econômica responsável, a ampliação das políticas sociais e a adoção, da parte dele, de uma postura mais agressiva com a oposição.
O presidente também estaria apostando na divisão dos presidenciáveis tucanos – os governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG) – e num eventual segundo turno entre um deles e um candidato do PT ou apoiado pelo partido.
No caso da política econômica, relata a Folha, Lula acredita que a saída seria combinar a manutenção da inflação baixa com um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) maior em média do que no governo Fernando Henrique Cardoso e nos primeiros quatro anos do petista.
Já nas políticas sociais, o presidente entende que o aperfeiçoamento de programas como o Bolsa Família, priorizando grandes centros urbanos e a juventude mais pobre, vitaminará o PT nas eleições municipais de 2008 e em 2010. Com isso, ele deixaria uma rede de proteção social mais robusta do que a de FHC.
Lula também teria aconselhado o PT a preparar alianças mais amplas nas eleições municipais, em 2008, do que na disputa municipal de 2004, tentando fechar coligações com o PMDB nas cidades mais importantes.
Por fim, o presidente tem falado em conversas reservadas que em 2010, como não poderá ser candidato, estará mais livre para polemizar com a oposição, abrindo caminho, com o seu carisma e o seu peso político, para o seu candidato.
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores