O presidente Lula é o segundo mais popular político mundial, na avaliação de espanhóis e franceses, e um dos mais mal avaliados nos Estados Unidos e na Inglaterra. É o que revela um levantamento feito pelo Instituto Novatris/Harris Interactive, a pedido do recém-inaugurado canal internacional de notícias France 24, que apurou o prestígio dos líderes mundiais.
Segundo a pesquisa, das 1.998 pessoas ouvidas na Espanha, 47% têm boa ou muito boa impressão do presidente brasileiro. Na França, 41% dos 2.140 entrevistados avaliam bem ou muito bem a gestão do petista. Nos dois países, o brasileiro perde em popularidade apenas para a primeira-ministra alemã, Angela Merkel.
Por outro lado, é também na Espanha que Lula tem o maior índice de rejeição: 33% dos entrevistados não gostam de sua gestão, contra 24% dos italianos e 23% dos alemães.
Na disputa com o presidente venezuelano Hugo Chávez, Lula é mais popular em cinco dos seis países que constam da pesquisa, observa o repórter Andrei Netto, do jornal O Estado de S. Paulo. Só os ingleses têm melhor impressão de Chávez: 11% de apoio.
Na Inglaterra, Lula tem 9% de apoio e só aparece mais bem avaliado do que o líder iraniano Mahmoud Ahmadinejad, citado por apenas 5% dos entrevistados. É também entre os ingleses e os norte-americanos que o presidente Lula também apresenta o maior índice de indiferença: 72% dos entrevistados disseram não ter opinião sobre o brasileiro. A pesquisa levou em conta a avaliação de cidadãos de cinco países europeus - França, Alemanha, Inglaterra, Itália e Espanha - e dos Estados Unidos.