Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Gushiken saiu para "justificar cartilhas", diz Freire

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Gushiken saiu para "justificar cartilhas", diz Freire

Congresso em Foco

13/11/2006 17:07

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Líderes da oposição comentaram hoje (13) o pedido de demissão de Luiz Gushiken do Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE) da Presidência da República. De acordo com o deputado Roberto Freire (PPS-PE). Gushiken deixou o governo para que o presidente "tenha mais facilidade de justificar as cartilhas".

Segundo reportagem de Andreza Matais, da Folha Online, o Tribunal de Contas da União (TCU) deve apresentar à Justiça, no início do próximo ano, denúncia contra Gushiken pelo suposto desvio de R$ 11 milhões da Secom.

"Ele saiu para que Lula tenha mais facilidade de justificar as cartilhas. É menos um fato de perturbação. Se o Gushiken não estiver no governo, talvez a mentira de que Lula também não sabia de mais esta pareça mais fácil para a sociedade", afirmou Roberto Freire.

"Ele teve com Gushiken uma prevenção que não adotou com Palocci, que só deixou o cargo com a quebra do sigilo do caseiro, e José Dirceu, que saiu porque não tinha mais condições políticas de se sustentar. Agora, o presidente está se antecipando, talvez já prevendo alguma coisa", complementou Freire. "Gushiken é uma repetição do velho, mas com uma característica nova porque sai antes do escândalo explodir", profetizou o presidente do PPS.

O senador José Agripino Maia (RN), líder do PFL no Senado, também avaliou que Gushiken deixou o governo porque foi "flagrado em ato de corrupção". "Do governo que começou não falta mais ninguém. As razões para a saída dele são múltiplas, vai desde o flagra por corrupção a conflitos ideológicos", declarou o líder pefelista.

Segundo o líder da oposição na Câmara, deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA), o governo precisa fazer "uma limpa geral" para conseguir governar. "Se Lula quiser governar, tem que fazer uma limpa geral. O mínimo que poderia ocorrer é ele cair, como é que o presidente poderia manter quem reincide", disse.

De acordo com fontes da Folha Online no TCU, as investigações sobre o desvio de recursos da Secom  (chefiada por Gushiken) não serão encerradas neste ano porque os advogados dos acusados pediram mais prazo para apresentar defesa. A expectativa é de que a denúncia será apresentada à Justiça no primeiro semestre de 2007.


Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça de MT nega passaporte para pilotos do Legacy

CCJ da Câmara tipifica mau uso de recursos públicos

Vale entra na OEA contra governo brasileiro

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

2

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

PRERROGATIVAS PARLAMENTARES

Câmara dos Deputados aprova PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES