Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Deputados não votam nada em esforço concentrado

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Deputados não votam nada em esforço concentrado

Congresso em Foco

3/8/2006 | Atualizado às 20:13

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Nenhum acordo feito no Plenário da Câmara. A última sessão deliberativa do esforço concentrado de agosto ficou travada pela Medida Provisória 291/06 que concede aumento de 5% aos aposentados porque governo e oposição divergem sobre esse percentual. Sem consenso, os outros seis itens da pauta não foram discutidos. Votações na Câmara agora, só em setembro.

Como não será votada até o dia 10 de agosto, a MP 291/06 perderá a validade e os aposentados só terão o reajuste garantido por lei, que é o de 3,21% com base na inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo(INPC). O governo federal precisará encontrar uma alternativa para garantir o reajuste de 5% concedido pela MP 291.

Ontem, o líder do PT na Câmara, Henrique Fontana (RS), chegou a dizer que esse aumento seria garantido por meio de uma nova medida provisória. Para evitar contestações jurídicas, o governo desmembraria a MP ao propor a correção monetária de 3,21% e mais o ganho real, chegando aos 5%.

Disputa

O impasse da votação da MP foi criado porque a oposição apresentou uma emenda que permitiria um aumento de 16,67%, o mesmo índice em que foi reajustado o salário mínimo.

Esse aumento já foi vetado pelo presidente Lula quando a oposição decidiu estender, durante a votação da MP do salário mínimo, o reajuste de 16,67% para todos os aposentados. O reajuste pretendido pela oposição teria um impacto de R$ 7 bilhões nos cofres públicos neste ano.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Sub-relator aponta provas cabais contra petista

Vedoin diz ter provas contra parlamentares

Pesquisa aponta vitória de João Lyra em Alagoas

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES