Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira pelo Jornal Nacional aponta vitória, no primeiro turno, do presidente Lula nas eleições de outubro. O candidato do PT conseguiu 44% das intenções de voto.
Considerados apenas os votos válidos e a margem de erro da pesquisa, de três pontos para mais ou para menos, Lula teria mais de 50% dos votos, o suficiente para reelegê-lo na primeira votação.
O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, conquistou 27% das intenções de voto, seguido pela presidenciável do Psol, Heloísa Helena, que teve 8%. Os candidatos do PDT, Cristovam Buarque, do PSDC, José Maria Eymael, e do PCO, Rui Pimenta, obtiveram 1% das intenções de voto, cada um.
O presidenciável do PSL,
Luciano Bivar, não conseguiu pontuar na pesquisa. Votos nulos e brancos somaram 9%. Eleitores indecisos também totalizaram 9%.
O instituto optou por não comparar os números com o da pesquisa passada, antes do lançamento dos candidatos nas convenções partidárias, por considerar o cruzamento tecnicamente inviável.
Queda na diferença entre Lula e Alckmin
O Ibope consultou os entrevistados sobre um eventual segundo turno entre Lula e Alckmin. O candidato do PT conseguiu 48% das intenções, cinco a menos que na pesquisa de junho, quando havia obtido 53%. O tucano, por sua vez, cresceu na opinião do eleitorado: pulou de 31% em junho para 39% na pesquisa divulgada hoje.
Ou seja, a diferença entre os dois, que era de 22 pontos percentuais, diminuiu para nove pontos percentuais. A queda foi 13 pontos.
O instituto ouviu 2.002 eleitores em 142 municípios entre o dia 22 e ontem. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).