Na avaliação do presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), as pesquisas divulgadas hoje pelo Datafolha e o Vox Populi, que apontam diminuição da vantagem do presidente Lula sobre Geraldo Alckmin (PSDB), apresentam dados "mais realistas" na corrida presidencial deste ano.
"As pesquisas demonstram o resultado da exposição do candidato de oposição. Dão um quadro mais realista do que o das pesquisas anteriores", disse Berzoini, em entrevista coletiva concedida na sede nacional do PT, onde participa de reunião da Executiva do partido.
Berzoini atribuiu a ascensão de Alckmin à intensa exposição do tucano nos veículos de comunicação durante o mês de junho, por conta do horário gratuito da rádio e televisão, e também às inserções comerciais feitas pelo PSDB e PFL, em que os dois partidos atacam diretamente o governo Lula. Da mesma forma, avaliou ele, o presidente teve melhor desempenho nas pesquisas em maio por causa das inserções do PT.
Embora informe que o PT acompanha com atenção, para análise, o comportamento das pesquisas eleitorais, Berzoini ressalvou que tais movimentações, como o crescimento recente de Alckmin, não servirão para orientar o partido para a campanha de reeleição do presidente Lula. "Nossa mobilização é para a sociedade aprovar o governo Lula, que tem grandes feitos e muito o que mostrar", sustentou.
Berzoini reiterou que o partido trabalha com um cenário de que a eleição deste ano será decidida em dois turnos, e que, por isso, embora admita a possibilidade de Lula vencer no primeiro turno, a sigla não se portará com "arrogância", tendo a certeza de que Lula já é vitorioso.