O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), afirmou nesta quinta-feira que os pareceres desfavoráveis das contas da Prefeitura de Diadema durante a gestão do petista José de Filippi Júnior não se tornarão impedimentos para que ele seja o tesoureiro da campanha à reeleição do presidente Lula. Filippi recebeu pareceres desfavoráveis em três julgamentos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, referentes aos anos de 2001, 2002 e 2003. Ainda cabe recurso em relação ao processo de 2003.
Para Berzoini, coordenador da campanha à reeleição de Lula, a indicação do tesoureiro independe desse fato. "É bom separar o que é atividade de prefeito, que está sempre à disposição da apreciação dos órgãos de controle, da atividade para qual ele está sendo convidado, de arrecadação de campanha, que nada tem a ver com a atividade administrativa", disse Berzoini, que participou do Seminário Internacional sobre Financiamento de Campanha, na sede da legenda em São Paulo.
De acordo com o presidente do PT, ocupantes de cargos executivos são constantemente confrontados por tribunais de contas, o que não necessariamente significa que recursos públicos foram mal utilizados. "Temos total confiança no Filippi e sabemos que todos prefeitos, secretários, ministros e governadores estão sujeitos aos controles dos tribunais e, eventualmente, a conta pode não ser aprovada no momento e, posteriormente, se verificar judicialmente que não há problema algum", finalizou.