Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
24/6/2006 | Atualizado às 11:51
O Partido dos Trabalhadores oficializa hoje na convenção que o partido fará no Minas Tênis Clube de Brasília a campanha de Lula à reeleição, que terá como vice mais uma vez José Alencar (PRB). Ontem, o presidente Lula confirmou a jornalistas, que o acompanhavam na viagem à Chapecó (SC), que a chapa de 2002, Lula e Alencar, se repetirá nessas eleições.
Por 59 votos a favor e uma abstenção, o diretório nacional do PT aprovou nessa sexta-feira a dobradinha que deve representar o partido nas eleições presidenciais de outubro. A abstenção à chapa petista na votação de ontem ficou por conta de Markus Sokol, integrante da chamada "esquerda" do partido, que criticou a escolha de Alencar. "Isso sinaliza a continuidade da política do atual governo. Nós esperamos uma mudança. O Lula é candidato para quê? Para continuar o que está fazendo ou para retomar as aspirações populares que o elegeram em 2002?", questiona.
"Em time que está ganhando não se mexe. O José Alencar será o meu vice. Ele é um grande empresário e grande companheiro", disse o presidente, que preferiu anunciar logo o nome de Alencar para poupá-lo do desgaste que vinha sofrendo com as indefinições dos nomes para compor a chapa.
A repetição da chapa de 2002 veio depois de fracassadas tentativas do PT em conseguir apoio formal do PSB e PCdoB para as eleições deste ano. A idéia era levar o ex-ministro Ciro Gomes para a vaga de vice. Mas o PSB quer que ele seja candidato a deputado federal para levantar votos, garantir uma bancada maior na Câmara e passar com folga pela cláusula de barreira.
O presidente do partido, Ricardo Berzoini, considerou a escolha acertada. "Esse era o caminho mais natural, que ainda não estava fechado porque outro partido poderia pleitear a vaga", disse antes do início da reunião do diretório nacional.
Temas
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
PEC da Blindagem
Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição
LEI MARIA DA PENHA
Projeto quer frear uso do Pix em ameaças a mulheres vítimas de abuso