O diretório nacional do PT aprovou hoje, por 59 votos a favor e uma abstenção, a chapa que deve representar o partido nas eleições presidenciais de outubro: Luiz Inácio Lula da Silva como presidente e José Alencar (PRB) no cargo de vice.
A abstenção ficou por conta de Markus Sokol, integrante da chamada "esquerda" do partido, que criticou a escolha de Alencar. "Isso sinaliza a continuidade da política do atual governo. Nós esperamos uma mudança. O Lula é candidato para quê? Para continuar o que está fazendo ou para retomar as aspirações populares que o elegeram em 2002?", questiona.
O presidente do partido, Ricardo Berzoini, considerou a escolha acertada. "Esse era o caminho mais natural, que ainda não estava fechado porque outro partido poderia pleitear a vaga", disse antes do início da reunião do diretório nacional.
Lula anunciará sua candidatura amanhã, durante convenção do PT em Brasília, e o partido deve oficializar o nome de Alencar para repetir a dobradinha de 2002 com o presidente.