Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CCJ aprova critérios de escolha do Conselho do MP

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CCJ aprova critérios de escolha do Conselho do MP

Congresso em Foco

11/5/2006 | Atualizado 12/5/2006 às 0:44

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara aprovou hoje projeto do Ministério Público da União (MPU) que determina a forma de escolha dos integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público e cria 80 cargos para o apoio técnico-administrativo e 40 postos comissionados. A proposta segue agora para o Plenário.

O conselho tem 14 membros. Quatro são indicados pelo próprio MPU, três pelos MPs estaduais, dois juízes indicados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ), dois advogados indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dois cidadãos indicados pela Câmara e pelo Senado.

De acordo com o projeto, os quatro membros indicados pelo MPU serão escolhidos pelo procurador-geral de cada um dos ramos da instituição, a partir de lista tríplice composta por integrantes com mais de 35 anos e menos de 65 anos de idade. Eles deverão ter completado mais de dez anos na carreira.

Os ramos do MPU são o Ministério Publico Federal, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público Militar e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Caberá aos respectivos colégios de procuradores - e de procuradores e promotores no caso do MPDFT - elaborar as listas tríplices.

O nome escolhido pelo procurador-geral de cada um dos ramos será encaminhado ao procurador-geral da República, que o submeterá à aprovação do Senado. A mesma regra valerá também para as indicações dos MPs estaduais.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Parlamentares querem reduzir CMO

STF mantém salários de magistrados acima do teto

Líderes querem preservar imagem da Câmara

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES