O publicitário baiano João Santana será o marqueteiro da campanha do presidente Lula à reeleição, informa o repórter Kennedy Alencar na Folha de S. Paulo de hoje. Lula teria fechado com Santana no mês passado e orientado o presidente do PT e futuro coordenador da campanha, Ricardo Berzoini, a tratar de detalhes da contratação, inclusive do financeiro.
O anúncio oficial só deve ser feito depois que o presidente Lula confirmar, publicamente, a candidatura à reeleição. Na semana passada, ele avisou que se for candidato, só fará o anúncio na última hora, ou seja, no dia 30 de junho.
Segundo a reportagem, Lula recomendou que haja um caixa para sua campanha, separado das finanças das campanhas estaduais, ao contrário de 2002, quando o então tesoureiro nacional do PT, Delúbio Soares, cuidou de todo o dinheiro.
O jornal apurou a existência de duas negociações em curso com Santana. A primeira prevê uma remuneração em torno de R$ 5 milhões, para um pacote que inclui o trabalho do marqueteiro propriamente dito, pesquisas para definir estratégias e produção de TV. A segunda só prevê a contratação do trabalho de Santana: o PT cuidaria das demais áreas.
Auxiliares do presidente disseram que ele montará campanha com estrutura mais enxuta que a de 2002, por entender que será beneficiado pelo cargo que ocupa. Imagens do presidente, por exemplo, poderão ser compradas da Radiobras.
Santana presta consultoria a Lula desde novembro passado, quando foi indicado pelo então ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Ele fez a campanha vitoriosa de Palocci para a prefeitura de Ribeirão Preto (SP) e foi sócio de Duda Mendonça, que conduziu Lula à vitória nas urnas em 2002.