Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Maluf agora quer ser deputado federal

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Maluf agora quer ser deputado federal

Congresso em Foco

18/4/2006 11:03

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O ex-prefeito Paulo Maluf (PP), cuja carreira política parecia encerrada após os 40 dias em que ficou preso na carceragem da Polícia Federal em São Paulo, prepara-se para uma nova campanha, desta vez, para deputado federal.

O baixo desempenho nas pesquisas eleitorais desestimulou Maluf de disputar um cargo majoritário. Segundo a última pesquisa Datafolha, Maluf obteve 60% de rejeição dos eleitores e apenas 4% das intenções de voto. Ele ficou tecnicamente empatado com Carlos Apolinário (PDT), com Plínio de Arruda Sampaio (Psol) e com Cunha Lima (PSDC) para a disputa ao governo de São Paulo.

Se for eleito, Maluf ganhará imunidade nas ações penais abertas contra ele por suposto desvio de dinheiro público e remessa ilegal de dólares para o exterior, movidas pelo Ministério Público Federal em São Paulo.

Os processos criminais que hoje tramitam em primeira instância seriam enviados ao Supremo Tribunal Federal (STF), como determina a Constituição, que prevê foro privilegiado para deputados.

Pesou na decisão do ex-prefeito em voltar às campanhas a fragmentação de seu partido em todo o país. O PP ganhou repercussão nacional como um dos partidos da base aliada cujos parlamentares se beneficiaram com o mensalão.

O atual presidente nacional do PP, Pedro Corrêa, por exemplo, foi cassado por envolvimento no mensalão. O presidente regional em São Paulo, deputado Vadão Gomes, está entre os mensaleiros.

A primeira vez que Maluf disputou uma vaga na Câmara dos Deputados foi em 1982, quando foi o mais votado em números absolutos, com 672.629 votos.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Congresso tenta votar orçamento

CCJ vota hoje parecer sobre aposentadoria de Janene

Conselho de Ética examina processo contra pefelista

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES