O jornalista Lauro Jardim, responsável pela coluna Radar da revista Veja, diz que o jatinho usado na última quarta-feira pelo ex-ministro José Dirceu para se encontrar com o ex-presidente Itamar Franco pertence ao empresário paulista Paulo Walter Leme dos Santos, "dono da Comask, um dos maiores fabricantes de jeans do país". A nota está na nova edição da revista, já disponível na internet para assinantes.
Segundo o jornalista, o encontro "seria secreto, mas vazou". Pouco após reunir-se com Dirceu, Itamar anunciou que disputará com o ex-governador do Rio Anthony Garotinho a indicação de candidato a presidente da República pelo PMDB. Lauro Jardim acrescenta que, durante a conversa entre os dois, "o deputado cassado ligou para Lula. E pôs o ex-presidente falando com o atual. Itamar anunciou-se candidato à Presidência, mas, como sempre, ninguém sabe o que realmente se passa em sua cabeça".
A notícia de que Dirceu foi de São Paulo a Juiz de Fora (MG) em avião particular suscitou grande curiosidade da imprensa em relação a quem teria arcado com os custos da viagem. O trecho SP/Juiz de Fora/SP, em uma aeronave fretada, sai em torno de R$ 10 mil.
Maiores ainda são as especulações quanto a um possível acordo entre Itamar e Lula. Nesse aspecto, há interpretações para todos os gostos. O jornalista Josias de Souza, que publica o Blog do Josias no site da Folha Online, sustenta que o entendimento existe e teria como único objetivo inviabilizar a candidatura própria do PMDB. Afastado o risco de Garotinho concorrer, Itamar disputaria o Senado, como se previa até então.
O site Primeira Leitura chegou a publicar nota ontem (quinta, 13) aventando a possibilidade de Itamar ser uma opção de candidatura para o próprio Lula e o PT. Nessa hipótese, o atual presidente desistiria de tentar a reeleição.
Na mesma edição de Veja, na coluna Holofote, assinada por Felipe Patury, aparece outra versão. "O verdadeiro objetivo da visita do ex-deputado José Dirceu ao ex-presidente Itamar Franco não foi noticiado. Dirceu queria sondar Itamar sobre a possibilidade de ele vir a ocupar a vaga de vice na chapa da reeleição de Lula", afirma Patury.