A edição desta terça-feira do Diário Oficial da União publica a exoneração, "a pedido", do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso. Os dois deixaram o governo após as revelações de que participaram ativamente da quebra ilegal do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa.
Em tese, a "exoneração a pedido" significa que Palocci e Mattoso pediram para sair do governo e o presidente aceitou. Tal expediente foi usado nas saídas de Waldomiro Diniz, ex-assessor da Casa Civil flagrado numa fita de vídeo cobrando propina, em 2004, e com José Dirceu, então ministro-chefe da Casa Civil, acusado pelo deputado cassado Roberto Jefferson (PTB-RJ) de participação no escândalo do mensalão.
O DOU de hoje já traz a nomeação de Guido Mantega, substituto de Palocci na Fazenda. Mas ainda não foram publicadas a nomeação de Maria Fernanda Coelho, funcionária de carreira da Caixa escolhida para o lugar de Mattoso, e a demissão de Murilo Portugal da secretaria-executiva da Fazenda.
O jornal oficial traz ainda a nomeação de Demian Fiocca para a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Homem de confiança de Mantega, ele ocupou a vice-presidência do banco de investimentos na gestão dele.