Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Buratti depõe hoje sobre irregularidades em Ribeirão

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Buratti depõe hoje sobre irregularidades em Ribeirão

Congresso em Foco

4/2/2006 | Atualizado às 10:59

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O advogado Rogério Tadeu Buratti depõe hoje, como testemunha, no segundo inquérito da Polícia Civil sobre irregularidades na limpeza pública de Ribeirão Preto (SP). A investigação apura se houve corrupção ativa e passiva de agentes públicos, falsidade ideológica, superfaturamento do serviço de varrição de ruas e peculato. Conforme o Código Penal, peculato é o crime cometido por funcionário público que se apropria "de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio".

Com o depoimento, o delegado seccional Benedito Antônio Valencise espera obter informações "importantíssimas" sobre o esquema das fraudes no lixo.

Buratti foi vice-presidente do Grupo Leão e Leão, e admite que a empresa pagava mensalmente propinas à Prefeitura de Ribeirão Preto, da qual era fornecedora, durante a administração do atual ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Ele também ocupou cargo de secretário durante a primeira gestão de Palocci como prefeito de Ribeirão Preto (1993-1996). Promotores do Grupo de Atuação Especial Regional para Prevenção e Repressão ao Crime Organizado (Gaerco) irão acompanhar a inquirição de Buratti.

A partir do depoimento de Buratti, Valencise deverá agendar a oitiva de outras pessoas. Uma delas é Isabel Bordini, ex-superintendente do Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp), órgão que teria sido o responsável pelo superfaturamento de valores pagos à Leão e Leão.

Gilberto Maggioni, prefeito da cidade entre 2001 e 2004 e apontado como beneficiário do esquema, também deve ser ouvido, assim como seu ex-secretário da Casa Civil Nelson Collela, Donizeti Rosa (ex-secretário de Governo de Palocci e marido de Isabel), Juscelino Dourado (ex-chefe de gabinete de Palocci na Fazenda e que também o assessorou na Prefeitura de Ribeirão), além de funcionários e ex-funcionários do Daerp e da Leão e Leão.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Ministro exonera envolvido em denúncia de corrupção

Depois de incêndio, STJ suspende processos do INSS

PDT entra na Justiça contra taxa de juros e Copom

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES