Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Um debate para os indecisos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Um debate para os indecisos

Congresso em Foco

30/9/2010 14:55

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_37882" align="alignleft" width="300" caption=""][/caption]

Roseann Kennedy*

A contagem é regressiva e deixa os integrantes das campanhas presidenciais com um olho do relógio e outro nos números das pesquisas de intenção de voto. E, na noite desta quinta, olhares e ouvidos atentos ao último debate dos presidenciáveis na TV Globo, nesse primeiro turno.

Será um momento importante, principalmente porque tem ocorrido um questionamento sobre a variação de número das pesquisas de intenção de voto e uma indefinição muito grande sobre haver ou não segundo turno.

A audiência é muito grande e o desempenho dos candidatos pode ser significativo na decisão de votos dos indecisos, por exemplo. Um detalhe que pode encerrar o pleito neste domingo ou prolongar um pouco mais a disputa.

O debate vai ser uma oportunidade para os eleitores tentarem identificar afinidades com as propostas e posturas dos presidenciáveis, já que ao longo dessa campanha foi difícil identificar o que cada um deles representava. Aliás, nem proposta concreta de programa de Governo foi possível analisar.

A campanha deste ano passou a maior parte do tempo pautada por troca de acusações e insultos. Os programas eleitorais tem viés publicitário e trazem pouco da realidade que o cidadão precisa avaliar para escolher a quem dar seu voto.

No debate é preciso se mostrar ao vivo, com emoções, reações, nervosismo, ansiedade. Não há como dizer: volta, vamos gravar de novo.

Então, sem sombra de dúvidas é mais difícil, porém é mais difícil para todos os participantes: Dilma Roussef (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSol).

Certamente a essa altura da campanha, depois de tantos acertos e erros, depois de terem avaliado seus desempenhos nos debates anteriores, cada um já tem em mente qual deve ser a postura adotada.
 
O que é de se esperar é que Dilma, favorita nas pesquisas de intenção de voto, não cometa erros. José Serra tente evitar confrontos, em especial com Marina Silva, por sonhar com o apoio dela em eventual segundo turno. A candidata verde se firme como via alternativa sem poupar críticas aos dois principais adversários. E que Plínio mantenha seu tom irônico e conquiste votos para sua legenda.

* Roseann Kennedy é comentarista política da rádio CBN. De segunda a sexta, escreve esta coluna para o Congresso em Foco

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Datafolha: cresce chance de 2º turno em SP e no RS

TSE mantém barrada candidatura de deputada

Datafolha: Dilma oscila para cima, e 2º turno é incerto

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

RESOLUÇÃO DERRUBADA

Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças

2

Tribuna

"Não era nada até ontem, era professora", diz Seif sobre deputada

3

PROTEÇÃO À INFÂNCIA

Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil

4

Crime familiar

Ex-deputado Paulo Frateschi morre esfaqueado pelo filho em São Paulo

5

Bolsonaro preso

Após Bolsonaro, deputados querem avaliação médica a todos na Papuda

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES