Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/12/2009 8:40
Estado de S. Paulo
Gestão Arruda agora enfrenta denúncia por desmatamento
Polêmico desde o seu lançamento, com o metro quadrado avaliado em R$ 12 mil - um dos mais caros do Brasil -, o setor Noroeste, nova área residencial do Distrito Federal, já causou seu primeiro impacto ambiental. Uma área de 600 mil metros quadrados foi desmatada esta semana no parque ecológico Burle Marx - que fica ao lado - por ordem da Novacap, companhia de urbanização de Brasília, para a construção das galerias pluviais no novo bairro.
Existe uma estreita ligação entre o Setor Noroeste, o mais lucrativo negócio imobiliário de Brasília, e os escândalos que envolvem a Câmara Legislativa - com dinheiro em meias, bolsas e cuecas. A Polícia Federal e o Ministério Público já encontraram indícios de que, para aprovar a criação do novo setor habitacional, parlamentares teriam recebido propinas de empreiteiras que atuam no ramo da construção civil, em Brasília. De acordo com informação de Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais do governo e autor das gravações que resultaram no escândalo do "mensalão do DEM", cada deputado da base governista teria recebido R$ 420 mil para votar a favor do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). Este plano deu outra configuração às áreas rurais e urbanas de Brasília.
Leia também: MP entra com ação contra plano diretor de Arruda
Após 7 meses de impasse, Shannon é confirmado embaixador no Brasil
Depois de quase sete meses, o Senado dos Estados Unidos finalmente aprovou o nome de Thomas Shannon como o novo embaixador americano em Brasília. Sua nomeação era tida como chave para as relações entre as administrações de Barack Obama e Luiz Inácio Lula da Silva, que se desgastaram nos últimos meses.
O presidente dos EUA indicou Shannon para o cargo em 27 de maio. Nessa época, o futuro embaixador ocupava o cargo de subsecretário de Estado para o Hemisfério Ocidental, que é o responsável pela diplomacia americana para a América Latina. Às vésperas de sua aprovação pelo Senado, em meados deste ano, o senador republicano Joe DeMint o vetou, por causa da posição do governo Obama diante da deposição de Manuel Zelaya da Presidência de Honduras.
Zoghbi vai ao STF para tentar anular demissão
O ex-diretor de Recursos Humanos do Senado João Carlos Zoghbi pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que anule sua demissão, assinada em novembro pela direção da Casa. Zoghbi quer ser readmitido.
Ele também requereu a concessão do benefício da Justiça gratuita, alegando que não tem condições de pagar as custas do processo, porque está sem receber salário.
''PSDB teria vendido a Petrobrás''
Seu orixá é Obaluaiê, o "dono da terra", como revelou à imprensa pela primeira vez nesta entrevista. Mas bem que o baiano José Sérgio Gabrielli poderia ser chamado de "príncipe do mar". Em seus quase quatro anos à frente da Petrobrás, ele anunciou a conquista da autossuficiência brasileira em petróleo (2006); a descoberta do pré-sal (2007-2008); e a consequente listagem da Petrobrás entre as maiores companhias de energia do mundo.
O que para muitos críticos não passa de um golpe de sorte, para Gabrielli, que assumiu a liderança da maior companhia brasileira no lugar de José Eduardo Dutra, em abril de 2006, o sucesso da Petrobrás é fruto de uma política de governo e só foi possível graças à eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002 e à sua reeleição em 2006. "O presidente Lula fez a diferença", disse em entrevista exclusiva à Agência Estado.
''Le Monde'' escolhe Lula como ''personalidade do ano''
O jornal Le Monde é o melhor periódico da França. Uma referência internacional. Na véspera do Natal, parte da sua primeira página foi ocupada por uma figura sorridente, simpática, simples - o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Este ano, com efeito, e pela primeira vez, o Le Monde nomeou o brasileiro "personalidade do ano", como faz na América Latina o Times.
O diretor do jornal explicou as razões. "Barack Obama? Ele merecia essa indicação no ano passado, mais do que este ano. Putin? Ou Mahmoud Ahmadinejad? Não, Le Monde pretende ser um jornal de reconstrução e de esperança. Na linha do "positivismo de Auguste Comte", ele toma o partido dos "homens de boa vontade".
Dilma e Jobim entram em férias em janeiro
Pré-candidata do PT à Presidência da República na eleição do ano que vem, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, estará em férias no período de 28 de dezembro a 5 de janeiro de 2010. A autorização para a ministra tirar o descanso, referente ao exercício de 2008, foi publicada no Diário Oficial da União de ontem. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, também vai tirar uma semana de férias. Ele sairá no dia 4, segundo despacho da Presidência da República publicado ontem no Diário Oficial da União.
PMDB anuncia saída do governo Yeda
O senador Pedro Simon, que também é presidente estadual do PMDB no Rio Grande do Sul, confirmou ontem que o partido deixará o governo da tucana Yeda Crusius em janeiro. "Estamos saindo pelo fato de termos definido a candidatura de José Fogaça e de sabermos que a governadora também é candidata", explicou, referindo-se à entrada do prefeito de Porto Alegre na corrida estadual. Simon ressalvou que o PMDB não vai para a oposição e deixou aberta a possibilidade de alguns de seus integrantes ficarem no governo.
Serra tem palanque de candidato na Baixada
Uma semana depois de Aécio Neves ter anunciado sua desistência de disputar a candidatura do PSDB à Presidência, o governador José Serra foi recebido ontem em palanque na Baixada Santista como virtual candidato à sucessão do presidente Lula. O deputado Beto Mansur (PP) e o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa (PMDB), saudaram Serra em discurso como "a melhor opção para cuidar dos destinos do País". Em entrevista à imprensa, contudo, o governador negou-se a falar de eleições e repetiu que não antecipará a campanha.
EUA pedem a volta de 28 crianças
Como o menino S., de 9 anos, que embarcou ontem com o pai, David Goldman, para os Estados Unidos, outras 54 crianças que viviam no Brasil afastadas de seus pais foram devolvidas ou houve acordo entre as partes entre 2003 e 2009. No caminho inverso, 22 crianças que estavam irregularmente no exterior tiveram sua situação regularizada no mesmo período.
Entidade dos EUA cobra Lula por caso ''Estado''
A organização internacional de jornalistas Overseas Press Club of America enviou carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que cita, como uma das ameaças à liberdade de imprensa registradas no Brasil, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que impediu a derrubada da censura imposta ao Estado desde 31 de julho.
A carta afirma que o ano de 2009 foi bom para o Brasil, destacando a escolha do Rio como sede das Olimpíadas, mas ressalva que a maior visibilidade do País no cenário internacional também evidencia frequentes ameaças aos profissionais da imprensa local.
Folha de S. Paulo
Senado aprova reforma da saúde de Obama
Na primeira vez em 46 anos que o Senado americano realiza uma sessão na véspera de Natal, às 7h16 locais de ontem (10h16 de Brasília), foi aprovada medida histórica que prevê a mais ampla reforma do sistema de saúde dos EUA, peça-chave da agenda doméstica do presidente Barack Obama.
A lei, cuja ação mais importante será dar seguro médico a mais de 30 milhões de americanos hoje sem cobertura, mas que mexe em todos os aspectos de um setor que movimenta um sexto da economia dos EUA, rece
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora