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Benefícios da campanha no mundo virtual

Congresso em Foco

30/4/2008 | Atualizado 13/5/2008 às 6:52

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Erich Decat

A importância dada pelos candidatos à internet também é reflexo do crescente número de usuários da rede mundial de computadores no país. Segundo último levantamento do Ibope, o número de internautas residenciais chegou a 22,7 milhões de usuários em março de 2008. O valor representa um acréscimo de 40% em relação ao mesmo período de 2007.

Ainda segundo a pesquisa, o Brasil continua sendo o país com maior tempo médio mensal de navegação residencial por internauta, com 23h51min por mês.

Para o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), a web será essencial nas eleições municipais deste ano. “É o instrumento mais poderoso para mim, a minha campanha depende exclusivamente disso”, avaliou o pré-candidato à prefeitura do Rio.

Um dos pioneiros entre os parlamentares na manutenção de página pessoal na internet, Gabeira diz que a rede atinge mais do que os usuários que a ela têm acesso. “Atinge o meu eleitorado, que está organizado e consciente, e, a partir daí, esse eleitorado trabalha com as pessoas que não estão incluídas digitalmente”.


Fonte: Ibope

A deputada Luciana Genro (Psol-RS), pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre, acredita que a propaganda na web é um instrumento “mais democrático”, uma vez que o espaço na rede não é determinado pelo tamanho do partido no Congresso, ao contrário do que ocorre no rádio e na TV.

Já o líder do DEM na Câmara, ACM Neto, ressalta as vantagens da interatividade e do custo. “É muito mais barato, há possibilidade de interação, pode-se fazer um debate mais intenso. Tenho Orkut, uso Youtube, boletim eletrônico, uso todos os instrumentos modernos para ampliar a participação do eleitor e cidadão”, disse o pré-candidato à prefeitura de Salvador.

 

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