Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
10/4/2007 14:01
O governo federal impôs a sua vontade e vai mudar alguns itens do projeto de lei de conversão da deputada Fátima Bezerra (PT-RN), que alterou o texto original da MP 339/06, que regulamenta o Fundeb (Fundo de Educação Básica).
As modificações apresentadas por Fátima ontem, quando ela apresentou seu relatório no plenário, desagradaram principalmente à equipe econômica.
O grande impasse é o artigo 42, que interfere nas finanças dos estados e municípios. A relatora propunha o aumento do índice que a União repassará para os governos estaduais e municipais, depois de descontada a dívida, aplicarem no fundo.
O governo propunha o repasse de 15%, mas a relatora acolheu emendas dos parlamentares para aumentar esse percentual progressivamente, em três anos, até 20%. A justificativa da área econômica é de que a mudança alteraria a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o que não poderia ser feito por uma lei complementar.
Outro ponto de divergência, e que já foi superado, é sobre o valor a ser investido no fundo. Pela proposta original do Executivo, a União destinará “até R$ 3 bilhões” para o Fundeb. Fátima havia proposto que, em vez de teto, esse valor fosse considerado piso pelo governo.
A área econômica cedeu, alegando que a diferença não vai prejudicar o orçamento e que mais recursos poderão ser destinados ao Fundeb se houver dinheiro em caixa.
Outro ponto de muita pressão – e que deputados aliados garantem que o Planalto também vai ceder – é sobre o repasse de recursos para o uso com transporte escolar. Essa é uma reivindicação dos prefeitos, que acusam os estados de não repassarem parte das verbas destinadas ao serviço, que ficaria sob responsabilidade exclusiva dos municípios. (Lucas Ferraz)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil