Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
4/12/2006 | Atualizado às 1:17
A Câmara lançará, na terça-feira (5), uma versão em áudio da Constituição Federal. A medida faz parte das homenagens ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado hoje (3).
"É uma forma de tornar o conhecimento acessível à pluralidade", disse o diretor da Rádio Câmara, Humberto Martins, em entrevista à Agência Brasil.
A rádio foi responsável pela gravação do texto da Constituição, que gerou 17 horas de arquivo em formato MP3. A partir do dia 5, o áudio estará disponível para download no site da Câmara. Sempre que houver alterações na lei, a gravação será atualizada.
Leia outras notícias publicadas hoje
PMDB se reunirá para discutir sucessão na Câmara
Tudo indica que esta será uma semana agitada no Congresso Nacional, pelo menos no que diz respeito à disputa pela presidência da Câmara e do Senado. Na próxima quarta-feira (6) a bancada do PMDB se reunirá para decidir se indicará ou não um nome para a presidência da Câmara. Os concorrentes mais prováveis são os deputados Geddel Vieira Lima (BA) e Eunício de Oliveira (CE).
Apesar de ter feito a maior bancada da Casa, o PMDB pode abrir mão da presidência para pleitear outros cargos no governo, como os ministérios ou a presidência do Senado. Mesmo representantes do partido que sempre apoiaram Lula, já indicam que a legenda não pretende abrir, tão facilmente, mão da vaga a que tem direito.
"Somos aliados e não queremos criar dificuldades, mas quem faz a maior bancada na Câmara tem direito à presidência", afirmou o deputado Eunício Oliveira.
Entre as possibilidades para a sucessão está a reeleição de Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ou a indicação de um candidato petista. Um dos cotados é o atual líder do governo na Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP).
O partido de Lula fez a segunda maior bancada na Câmara, elegeu 84 deputados, e promete dar trabalho nas negociações.
Outro problema que o PMDB enfrentará é a vontade do PFL de conseguir a presidência do Senado. O partido elegeu o maior número de senadores e pretende indicar José Agripino (PFL-RN) para o cargo.
Em entrevista à Agência Nordeste, o líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (RJ) avisou: "O regimento é claro: na Câmara vale a diplomação do maior partido e no Senado, a eleição. Se nos apoiarem lá [no Senado], nós fecharemos com eles aqui [na Câmara]". Atualmente o presidente do Senado é o peemedebista Renan Calheiros (AL).
Para se eleger, o presidente da Câmara precisa de 257 votos, o que requer um entendimento entre os aliados.
Gabinetes serão sorteados esta semana
A Mesa Diretora da Câmara sorteará, na próxima quinta-feira (7), os gabinetes dos deputados eleitos para a próxima legislatura. A definição será feita como uma espécie de bingo, usando os globos e bolas da loteria da Caixa Econômica Federal.
Os 360 deputados reeleitos não entrarão na disputa, pois permanecerão nas salas atuais. Como os gabinetes têm diferentes tamanhos e algumas possuem banheiro próprio, o sorteio é realizado para escolher onde cada um dos 153 novos deputados serão instalados, sem que eles precisem negociar entre si ou com os parlamentares que estão deixando a Casa os melhores espaços.
O sorteio deverá ser transmitido pela TV.
Governo quer retomar posse de 29 ilhas
O governo federal quer retomar a posse de 29 ilhas da estação Ecológica de Tamoios, nas baías de Ilha Grande e Paraty (RJ), diz a Agência Estado. Em operação conjunta o Ministério Público Federal, a Secretaria do Patrimônio da União e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais estão fazendo o levantamento das áreas e preparando a regularização fundiária.
A área onde estão as 29 ilhas é considerada de proteção integral. A visitação pública só é permitida para fins educacionais. A estação ecológica foi criada em janeiro de 1990 e abrange um quilômetro. Os moradores que chegaram ao local antes de 1990 serão desapropriados e indenizados.
Temas
RELAÇÕES EXTERIORES
Após condenação de Bolsonaro, Eduardo defende invasão dos EUA
julgamento do golpe
Imprensa internacional repercute condenação de Jair Bolsonaro
Julgamento do Golpe
Internet reage com memes à condenação histórica de Bolsonaro
Julgamento do Golpe
Conselheiro de Trump ataca STF e Moraes após condenação de Bolsonaro