Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
28/8/2006 | Atualizado às 6:42
Será sepultado hoje em Mariana (MG) o corpo do arcebispo d. Luciano Mendes de Almeida, que morreu ontem (27/08), às 18h15, na UTI do Instituto Central do Hospital das Clínicas de São Paulo. D. Luciano tinha 75 anos. Ele teve forte atuação na defesa dos direitos humanos e de reformas sociais na ditadura como representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O arcebispo de Mariana estava internado desde 17 de julho para tratamento de um câncer de fígado. O religioso foi bispo auxiliar em São Paulo, secretário-geral da CNBB de 1979 a 1987 e presidente da entidade de 1987 a 1995.
O presidente Lula divulgou nota de pesar pela morte: "Foi com grande tristeza que recebi, neste domingo, a notícia da morte de d. Luciano Mendes de Almeida. O arcebispo de Mariana (MG), que presidiu por duas vezes a CNBB, desempenhou papel relevante na luta pela redemocratização e dedicou toda a sua vida à população carente do Brasil. Deu ao país uma contribuição inestimável com seu exemplo de renúncia pessoal e dedicação aos pobres na Pastoral do Menor. Quero, neste momento de dor, manifestar minha solidariedade à família, à Igreja Católica e aos amigos de dom Luciano e prestar a mais sincera homenagem a este homem de obra e coração extraordinários".
De acordo com a equipe médica, a quimioterapia provocou complicações renais. A causa da morte foi a falência hepática e renal. Seus dois irmãos, Cândido Mendes e Luiz Fernando, o acompanhavam. O corpo seria embalsamado e levado à Catedral da Sé, em São Paulo. Hoje ele será conduzido de avião a Belo Horizonte e de lá irá para Mariana, onde será sepultado. Ele era arcebispo da cidade desde 1988, quando foi nomeado pelo papa João Paulo II.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil