Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/8/2006 | Atualizado às 11:39
Pesquisa Ibope divulgada neste domingo (27), na edição do jornal Estado de S. Paulo, mostra que a 34 dias das eleições, o presidente Lula continua na liderança. O candidato petistas chegou aos 49%, subindo 2 pontos percentuais. Em segundo lugar aparece Geraldo Alckmin com 22%, um acréscimo de 1 ponto em relação a última pesquisa.
A pesquisa indica, considerando a margem de erro, que o presidente Lula poderia vencer as eleições ainda no primeiro turno, pois a terceira colocada, a candidata Heloísa Helena (Psol), caiu 3 pontos e desceu para 9%. A vantagem do presidente sobre os adversários é de 15 pontos porcentuais.
Apesar da vantagem, a intenção de voto em Lula tem sido diversificada. No levantamento, o presidente continua com uma boa vantagem no Nordeste (68%), fortaleceu-se no Norte/Centro-Oeste (foi de 47%, há nove dias, para 52%), cresce no Sudeste (de 37% para 43% em nove dias). O problema é no Sul do país, onde demonstra sua pior performance nesta eleição (35%).
Já o ex-governador de São Paulo não avançou muito. Alckmin foi de 11% para 14% no Nordeste. Vale ressaltar que é o seu melhor índice na região desde o começo da campanha. O candidato tucano também subiu pouco no Norte/Centro-Oeste (de 21% para 23%) e ficou estável no Sul (26% para 25%) e no Sudeste (25%).
A candidata do Psol, senadora Heloísa Helena, perdeu pontos em todas as regiões. A ex-petista caiu de 15% para 9% no Norte/Centro-Oeste, de 10% para 7% na sua região de origem, o Nordeste, de 12% para 10% no Sudeste e de 14% para 12% no Sul.
Votos válidos
Segundo a pesquisa Ibope, o presidente Lula tem agora 60% dos votos válidos (sem contar votos brancos ou nulos e indecisos), enquanto Alckmin conseguiu chegar aos 26% e Heloísa Helena ficou nos 11%. O Ibope ainda analisou um eventual segundo turno. Nesse cenário, o presidente bateria Alckmin por 54% a 32% (53% a 32% na pesquisa anterior). O Ibope entrevistou 2.002 eleitores entre os dias 23 e 25 de agosto, em 140 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos.
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores