Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
23/8/2006 9:08
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de interpelação judicial do deputado Fernando Gabeira. O pedido cita que, em entrevista coletiva concedida no dia 7 de agosto, o deputado teria produzido "afirmações ofensivas" aos dirigentes e parlamentares do partido.
De acordo com a ação, como integrante da CPI dos Sanguessugas, Gabeira teria afirmado que o PSB utilizou o Ministério da Ciência e Tecnologia, "sob gestão de filiados seus desde o início do atual governo, para obter vantagens políticas e financeiras para integrantes da agremiação". O pedido de notificação de Gabeira será analisado pelo ministro Eros Grau.
Ontem o deputado voltou a atacar o partido ao apresentar documentos que comprovariam a ingerência do PSB na aprovação de projetos no Ministério da Ciência e Tecnologia. Segundo Gabeira, os técnicos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado à pasta, eram orientados a aprovar projetos mesmo que estivessem em desacordo com a legislação.
Gabeira acusa o partido de ter montado na pasta um esquema semelhante ao dos sanguessugas no Ministério da Saúde. Na Ciência e Tecnologia, a quadrilha visava ônibus do Programa de Inclusão Digital. Os projetos eram aprovados pela Finep e os equipamentos vendidos a preços superfaturados às prefeituras.
Os processos chegavam para a análise dos técnicos da Finep, conforme documentos apresentados pelo deputado, com a inscrição "encomenda vertical".
Segundo Gabeira, era uma senha para que os analistas aprovassem os projetos sem contestações. Um dos funcionários teria recebido de "presente" uma viagem para Las Vegas (EUA).
A empresa que fabricava os ônibus era a KM, com sede em Pernambuco. Conforme Gabeira, o advogado da empresa é o irmão do ex-ministro Eduardo Campos, Antonio Campos.
Temas
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem
SERVIDOR LICENCIADO