Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula mantém vitória em 1° turno

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula mantém vitória em 1° turno

Congresso em Foco

22/8/2006 | Atualizado 23/8/2006 às 0:25

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira pelo Jornal Nacional aponta vitória em primeiro turno do presidente Lula (PT) na corrida presidencial de outubro. Se as eleições fossem hoje, o petista teria 49% das intenções de voto, contra 25% do presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin.

Essa foi a primeira pesquisa realizada pelo instituto após o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Desde a primeira sondagem após o lançamento oficial das candidaturas, Lula só apresentou queda em julho, quando marcou 44 pontos. Em junho tinha 46% do voto dos entrevistados e na primeira quinzena de agosto, 47%.

Lula venceria no primeiro turno porque tem mais votos do que a soma de todos os candidatos, descontados os votos nulos e brancos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.

Já o candidato Alckmin conseguiu crescer um ponto, mas manteve manteve a média de 20 pontos atrás de Lula como nas outras pesquisas. Obteve 29% das intenções de voto em junho, caiu para 28% em julho e foi para 24% na primeira sondagem de agosto. O tucano afirmava que sua campanha decolaria após o horário eleitoral. Como o crescimento não veio, o PSDB teme começar a perder apoio nos estados.

A candidata do Psol, Heloísa Helena, interrompeu a trajetória de altas - caiu um ponto e agora tem 11% das intenções. Em junho ela tinha 6%, passou para 10% em julho e na primeira quinzena de agosto tinha 12%. O candidatos do PDT, Cristovam Buarque, continua fixo na marca de um ponto.

Os presidenciáveis do PSL, Luciano Bivar, do PSDC, José Maria Eymael, e do PCO, Rui Costa Pimenta, não pontuaram. Votos brancos e nulos somaram 6% e indecisos, 7%.

2° turno

O Datafolha simulou um eventual segundo turno entre os candidatos Lula e Alckmin. Em junho, o petista tinha 51% dos votos, caiu para 50% em julho, subiu para 54% em agosto e agora tem 55% das intenções dos entrevistados. Alckmin tinha 40% em junho e julho, caiu para 37% em agosto e agora tem 36%.

Os entrevistados foram questionados sobre o governo Lula. Consideraram ótimo ou bom 52% dos eleitores, 7 pontos a mais que no início de agosto e 14 a mais que em julho. Classificaram como regular 31% dos ouvidos, 5% a menos que na última pesquisa e 9 pontos a menos que em julho. Disseram achar péssimo ou ruim 16% dos entrevistados. Em agosto eram 18% e em julho, 21%.

Foram ouvidos 6.279 eleitores em 272 municípios brasileiros entre ontem e hoje. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

TSE vota impugnação de sanguessugas reeleitos

Câmara vai limitar atuação dos CNEs

Deputados querem PEC do voto aberto para setembro

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos contra PEC da Blindagem tomam ruas neste domingo

2

PEC da blindagem

Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem

3

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Corregedoria da Câmara pede suspensões de três deputados por motim

4

PRERROGATIVAS PARLAMENTARES

PEC da Blindagem acumula três mandados de segurança no STF

5

EXCLUSIVO

"Legislativo precisa ouvir as famílias", diz mãe atípica

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES