Pesquisa do Instuto Datafolha divulgada nesta terça-feira pelo Jornal Nacional aponta vitória no primeiro turno do presidente Lula, candidato do PT à reeleição, na disputa eleitoral de outubro. O petista obteve 47% das intenções de voto, contra 24% do segundo colocado, o presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin.
Em relação às pesquisas anteriores, Lula conseguiu até agora o melhor resultado. No mês passado o presidente tinha 44% e em maio, 46%. Alckmin registrou a segunda queda consecutiva. Em julho o tucano tinha 28% das intenções, um ponto a menos que em maio. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
A candidata do Psol, Heloísa Helena, conquistou 12% dos entrevistados da pesquisa e manteve-se em rota crescente nos levantamentos. Na sondagem de maio a senadora tinha 6% e em julho registrou seu maior salto, para dez pontos. Votos nulos e brancos somaram 7%, mesmo percentual dos indecisos.
O candidato do PDT, Cristovam Buarque, manteve 1% das intenções nas três pesquisas. Os candidatos do PSL,
Luciano Bivar; do PSDC, José Maria Eymael; e do PCO, Rui Pimenta; não pontuaram.
Os resultados do levantamento refletem a mesma tendência da pesquisa CNT/Sensus divulgada hoje, que apontou queda de Alckmin e crescimento de Lula nas intenções de votos.
2° Turno
O DataFolha simulou um eventual 2° turno entre Lula e Alckmin. O presidente tinha 51% dos votos em maio, obteve 50% em julho e agora aparece com 54%. O tucano tinha 40% em maio, manteve o percentual, mas perdeu três pontos na pesquisa de agosto, ficando agora com 37%.
O instituto pesquisou a avaliação dos eleitores sobre o governo Lula. Classificaram como ótimo ou bom 45% dos entrevistados, sete pontos a mais do que em julho. Do total, 36% consideraram regular, quatro pontos a menos que no mês passado. Também caiu o percentual dos que consideram o governo ruim ou péssimo: 18% nesta pesquisa, contra 21% em julho.
O DataFolha ouviu 6.969 eleitores de 306 municípios brasileiros entre ontem e hoje. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral.