O candidato do PSDB à presidência, Geraldo Alckmin, desqualificou o resultado da pesquisa CNT/Sensus divulgada hoje que aponta aumento da vantagem do presidente Lula sobre ele na disputa eleitoral. Na sondagem estimulada, o tucano despencou 7,5 pontos percentuais an preferência do eleitorado.
"Só trato de assuntos sérios. Acho que (a pesquisa) é uma boa piada. Você leva a sério isto? Acho uma boa piada", ironizou. O candidato afirmou que pesquisas internas do partido apontam para uma estabilidade no quadro eleitoral.
O levantamento revela que Alckmin caiu em todas as simulações e Lula continua vencendo a eleição em primeiro turno. Se a disputa fosse hoje, o petista teria 60,5% dos votos válidos, contra 24,9% de Alckmin e 11,7% de Heloísa Helena (Psol).
O professor e cientista político da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fábio Wanderley Reis, disse que o resultado da pesquisa chama a atenção e demanda cautela. "O dado que me chamou mais atenção e que se choca com os resultados de outros institutos de pesquisa é a forte vantagem de Lula sobre os adversários neste pleito, sobretudo Alckmin, entre os eleitores de nível superior. Desde a eclosão dos escândalos do mensalão, o presidente vem perdendo a preferência junto ao eleitorado de alta escolaridade", destacou.
O diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes, explicou contudo que três hipóteses podem explicar a queda de Alckmin nas pesquisas: a expectativa dos eleitores de que ele não vencerá as eleições, o fraco desempenho do candidato em aparições na mídia e os ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC) em São Paulo.