A pesquisa da CNT/Sensus divulgada hoje aponta que praticamente dois em cada três entrevistados é favorável ao instituto da reeleição. Ao todo, 65,4% dos consultados é a favor de conceder, por meio do voto, mais um mandato para presidente da República, governador de estado, ou prefeito de município. Por outro lado, 28,2% dos entrevistados são contrários à medida. Cerca de 6,5% não souberam e não quiseram opinar sobre o assunto.
A pesquisa perguntou ainda se os entrevistados sabiam o que era a "verticalização do voto". E a imensa maioria desconhecia a prática de escolher chapas partidárias semelhantes tanto nas eleições presidenciais como nos pleitos para governadores do estado ou prefeitos nos municípios.
Entre os entrevistados, apenas 14,1% tinham conhecimento ou já ouvido falar em verticalização do voto. A ampla maioria, 82,6%, desconhecia ou jamais tinha ouvido falar no tema.
Apesar de praticamente desconhecida dos consultados, a prática da verticalização do voto foi avaliada como positiva por 56,4%. E negativa para outros 28,4%.
A pesquisa ouviu 2 mil entrevistados entre 3 e 6 de abril. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo.