Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Avança investigação contra Palocci

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Avança investigação contra Palocci

Congresso em Foco

12/3/2006 5:06

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Acumulam-se a cada dia as provas recolhidas pelo Ministério Público Estadual e a Polícia Civil de São Paulo que podem associar o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, a um esquema de corrupção na Prefeitura de Ribeirão Preto, da qual ele foi titular duas vezes.

Segundo reportagem publicada neste domingo pela Folha de S. Paulo, depoimentos e gravações telefônicas aumentam cada vez mais a convicção dos responsáveis pela investigação de que a empresa Leão Leão, fornecedora da prefeitura, pagou propinas durante as administrações de Palocci e do também petista Gilberto Maggioni. De acordo com o advogado Rogério Buratti, que foi secretário de governo de Palocci entre 1993 e 1994, a Leão Leão pagava uma mesada de R$ 50 mil aos gestores municipais, acusação negada pelo atual ministro da Fazenda.

Na matéria, o repórter Rogério Pagnan relata: "Até agora, havia provas de fraudes nas medições do serviço de limpeza urbana - que inflavam os pagamentos da prefeitura à Leão Leão - e saques suspeitos nas contas da empresa. As novas evidências indicam o suposto retorno do dinheiro às mãos de integrantes da administração petista - hipótese que também foi contestada pelo atual ministro".

Conforme a reportagem, os promotores identificaram uma conversa telefônica ocorrida em julho de 2004 entre o então presidente da Leão Ambiental (subsidiária da Leão Leão para a área de limpeza), Wilney Barquete, e sua secretária Fernanda Raphael Borges:

"A gravação dura exatos três minutos e dezoito segundos. Os dois falam da agenda para o próximo dia. Em determinado momento, a secretária pergunta ao chefe se pode mandar 'aquele envelope' que encaminhava 'para lá todo mês'. Wilney autoriza o envio. O 'lá', segundo os promotores e a polícia, era o Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto), autarquia da prefeitura então administrada por Isabel Bordini, responsável pelos contratos de limpeza com a Leão Leão".
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Itaipu contesta Veja e pede investigação à PF

Comendador é extraditado para o Brasil

Os novos bilionários brasileiros

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TRABALHO

Comissão aprova prestação de serviço em troca de seguro-desemprego

2

ELEIÇÕES 2026

Divisões internas e incógnitas dão o tom da disputa pelo Senado

3

CPMI DO INSS

"A blindagem pela própria comissão é uma vergonha", diz Alfredo Gaspar

4

SEGURANÇA PÚBLICA

O novo PL Antifacção: o que Derrite mudou no texto após as críticas

5

ELEIÇÕES 2026

Velhos caciques dominam corrida ao Senado no Norte em 2026

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES