Uma comissão externa do Congresso acompanha a partir de hoje as eleições no Haiti, para observar se o processo ocorrerá de forma democrática e se os militares brasileiros estão cumprindo seu papel. A comissão é formada pelos deputados Fernando Gabeira (PV-RJ) e Zico Bronzeado (PT-AC) e pelos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Roberto Saturnino (PT-RJ).
A presença dos parlamentares no Haiti foi solicitada pelo líder do PV, deputado Sarney Filho (MA). "É preciso que o Congresso, que representa a força democrática do Brasil, esteja presente, possa avaliar a situação e contribuir com uma análise e sugestões a respeito do futuro daquele país", declarou o líder do PV.
Após o retorno ao Brasil, os parlamentares vão elaborar um relatório para ajudar o governo brasileiro a decidir o futuro das tropas que lideram a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah).
As eleições de amanhã serão as primeiras desde a queda do ex-presidente haitiano Jean-Bertrand Aristide, em fevereiro de 2004. No pleito, serão escolhidos o presidente do país e os representantes legislativos. A eleição presidencial poderá ter um segundo turno no dia 19 de março. As eleições já haviam sido convocadas e canceladas por quatro vezes no ano passado.