O presidente do Conselho de Ética, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), disse nesta terça-feira que os processos de cassação contra Roberto Brant (PFL-MG), Professor Luizinho (PT-SP), Pedro Corrêa (PP-PE) e João Paulo Cunha (PT-SP) estarão prontos para serem votados no colegiado já na próxima semana. Outros três processos, contra João Magno (PT-MG),
Josias Gomes (PT-BA) e Wanderval Santos (PL-SP), serão entregues à Mesa Diretora até o fim da convocação extraordinária, em 14 de fevereiro. Hoje, dez dos trinta integrantes do Conselho reuniram-se para avaliar o andamento dos 11 processos em tramitação.
Apesar da disposição dos deputados, Izar lembrou que os trabalhos na comissão só voltarão ao normal depois que o Plenário retomar as votações. "Infelizmente, a leitura dos relatórios desses casos só poderá ser feita no momento em que o Plenário começar a funcionar, a fim de que possa haver a contagem de cinco sessões", lamentou o presidente.
O processo mais adiantado é o de Brant, relatado pelo deputado Nelson Trad (PMDB-MS).
Carlos Sampaio (PSDB-SP), relator do processo de Pedro Corrêa (PP-PE), pretende concluir o caso até o início da semana que vem, mas disse que ainda precisa ouvir uma testemunha de defesa.
O presidente do Conselho anunciou que amanhã, a partir das 10h, fará um balanço das atividades de 2005 e apresentará organograma com as projeções dos trabalhos da conselho durante a convocação extraordinária.