Na votação dos destaques ao relatório acolhido pelos membros da CPI da Terra, de autoria do deputado Abelardo Lupion (PFL-PR), a senadora Heloisa Helena (PSOL-AL) e o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) conseguiram aprovar um destaque que exclui o indiciamento de dez lideranças do Movimento dos Sem Terra (MST). Entre os excluídos, estão João Pedro Stédile, José Rainha Junior, Gilmar Mauro, Jaime Amorim e João Paulo Rodrigues.
A senadora conseguiu também persuadir a bancada ruralista a não propor a suspensão da destinação de recursos públicos para as entidades ligadas ao MST, como a Associação Nacional de Cooperação Agrícola (Anca), Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária no Brasil (Concrab) e Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (Iterra). O relatório manteve, no entanto, a recomendação de indiciamento de três dirigentes destas entidades.
No encerramento da reunião, o presidente da CPI, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), declarou que também vai enviar ao Poder Executivo cópia do parecer rejeitado do relator, deputado João Alfredo (PSOL-CE). "Mesmo tendo sido rejeitado, o documento tem informações e dados sobre os quais o governo precisa tomar conhecimento", ponderou.
O parecer de Abelardo Lupion foi acolhido por 12 votos favoráveis contra um. O relatório de João Alfredo teve 13 votos contrários, oito favoráveis e uma abstenção.