O jornal Folha de S.Paulo de hoje disse que o empresário Roberto Colnaghi, amigo do ministro da Fazenda Antonio Palocci, obteve neste ano um financiamento de US$ 8,5 milhões (cerca de R$ 19 milhões quando corrigidos pelo câmbio atual) do Banco do Brasil. O empréstimo foi usado para exportar equipamentos agrícolas para Angola.
Colnaghi é um dos donos do jatinho Citation que Palocci usou na campanha presidencial do PT em 2002, e pelo menos duas vezes quando já era ministro da Fazenda. É dele também o Sêneca, um avião de menor porte que o PT teria usado para transportar dólares recebidos Cuba, de acordo com a revista Veja. O Banco do Brasil financiou as exportações de uma empresa de Colnaghi chamada Asperbras por meio do Proex (Programa de Financiamento às Exportações).
Em sua versão dos fatos, o empresário disse à Folha que o financiamento obtido por sua empresa junto ao Banco do Brasil não sofreu nenhum tipo de ingerência política. "Foi uma operação comercial, com prazo de pagamento de 180 dias, já liquidada", disse. Ele acrescentou que as reuniões que teve no Banco do Brasil foram com executivos do banco, não com a diretoria da instituição.