Pesquisa divulgada hoje pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e o Instituto Sensus revela, pela primeira vez, que, se as eleições fossem hoje, o presidente Lula não conseguiria se reeleger. O petista seria derrotado no segundo turno pelo prefeito de São Paulo, o tucano José Serra. Lula teria 37,6% das intenções de voto contra 41,5% de Serra. A diferença, no entanto, está dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para cima ou para baixo.
Em setembro, o prefeito tinha 37,5% e o presidente, 37,9%. Também pela primeira vez, outros dois candidatos aparecem com condições de chegar ao segundo turno num confronto com Lula: o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PMDB). Garotinho, no entanto, só chegaria à decisão se o candidato dos tucanos fosse o governador de Minas, Aécio Neves, ou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
A pesquisa também mostra o crescimento do nome de Alckmin na disputa. O governador paulista tinha 28% das intenções de voto, contra 41,4% de Lula, em setembro. O tucano, agora, aparece com 32,2%, contra os 40,8% que teria o petista. Na pesquisa divulgada em setembro, 39,3% dos entrevistados disseram que não votariam em Lula na eleição presidencial de 2006. Na que acaba de ser divulgada, 46,7% disseram que nunca votariam nele. Realizada entre os dias 14 e 17 de novembro, a pesquisa ouviu pessoas em 24 estados.