Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Salvação além das cassações

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Salvação além das cassações

Congresso em Foco

29/9/2005 0:04

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Guillermo Rivera

Desconfortáveis com a percepção popular sobre a atuação da Câmara e dos políticos em geral, deputados ouvidos pelo Congresso em Foco são unânimes ao avaliar que o resgate da credibilidade da instituição deve ir além da cassação dos envolvidos nos escândalos. Mas divergem sobre os caminhos a serem trilhados pela Casa para reconquistar a confiança do eleitor.

A crise precipitou a criação de um grupo suprapartidário, chamado Pró-Congresso, que conta com mais de 140 deputados e senadores, e tem como objetivo trabalhar para o resgate da imagem do Legislativo. "Este ano inteiro as pessoas têm sido expostas a notícias que mais se assemelham à cobertura das atividades do crime organizado, essa má avaliação (sobre os políticos e os deputados) não me espanta", comenta a deputada Yeda Crusius (PSDB-RS), uma das coordenadoras do grupo.

O deputado Mauro Passos (PT-SC) engrossa o coro dos descontentes com a atuação do Legislativo. "A cassação (dos envolvidos nos escândalos) não é suficiente. Tem de ter uma nova Câmara, com pautas sintonizadas com o que a sociedade espera. O comportamento cotidiano dos deputados também tem de ser revisto", defende o petista, ligado à ala esquerda do partido.

O deputado Jamil Murad (PCdoB-SP) acredita que a imagem negativa do Congresso tem sido acentuada pela imprensa. "Os parlamentares estão sendo submetidos a um bombardeio intenso, com denúncias justas e injustas. É um momento tempestuoso. Temos de parar de ter uma agenda de delegacia, somente com denúncias, depoimentos e punições, e aprovar mais projetos que realmente interessam à população", critica.

O deputado Feu Rosa (PP-ES) acredita que o Brasil vive uma época fértil para o conflito de poderes. "É muito vantajoso para os outros poderes que o Legislativo não se dê bem e se torne um timorato". Entre esses "poderes", Feu cita a imprensa. Para mudar o quadro, avalia, é preciso tempo e disposição de cortar na própria carne. "O Conselho de Ética precisava adiantar um pouco suas ações. Podemos, então, cortar na carne. E, cortando na carne, a população chegará à conclusão de que tem um padrão de seriedade aqui. Este padrão de seriedade vai ser o início de uma reversão", considera o capixaba.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Um desafio de Hércules para Aldo

Aldo é o novo presidente da Câmara

Aldo é o novo presidente da Câmara

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES