Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Tucano contra tucano no Espírito Santo

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Tucano contra tucano no Espírito Santo

Congresso em Foco

8/9/2005 10:34

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Diego Moraes


As denúncias de caixa dois na história do PSDB não se restringem à esfera federal. Em julho de 2001, o então governador do Espírito Santo, José Ignácio, à época filiado ao partido, foi acusado pelo seu próprio vice, o também tucano Celso José Vasconcelos, de montar um caixa paralelo para financiar a campanha ao governo.

Vasconcelos apresentou ao Ministério Público do Espírito Santo uma lista de pagamentos feitos por Raimundo Benedito de Souza Filho, o Bené, responsável pela contabilidade informal do comitê de Ignácio. Os investigadores do caso se convenceram de que a “lista do Bené”, como ficou conhecido o documento, indicava o caixa dois da campanha do governador. O papel mostrava nomes de doadores e de políticos que supostamente teriam recebido dinheiro do tesoureiro, inclusive o próprio vice-governador.

Ignácio foi acusado também, com base na lista, de ter comprado votos para ser escolhido o candidato do partido no Espírito Santo, durante a convenção estadual do PSDB em 1997. O tucano teria pagado entre R$ 2 mil e R$ 3 mil para que os filiados votassem nele. Ignácio não foi cassado e o processo aberto contra ele no Ministério Público estadual terminou arquivado. Mas o ex-governador foi expulso do PSDB depois das acusações.


Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Uma diferença de dez vezes no valor da campanha em Curitiba

As contas de Serra

As planilhas de FHC

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES