Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
6/9/2005 | Atualizado 17/9/2005 às 19:44
Avaliação do governo
Os números demonstram nova queda na avaliação do governo Lula. Apenas 31% das pessoas ouvidas consideram sua administração boa ou ótima. O índice, que aponta um declínio de quatro pontos em relação ao levantamento feito 20 dias antes, representa a pior avaliação de Lula desde o começo do seu mandato.
Aumentou de 23% para 26% a porcentagem dos que consideram o governo Lula ruim ou péssimo. Teve pouca oscilação (de 40% para 41%) o índice dos que avaliam como regular a sua administração. A nota média atribuída ao presidente, numa escala de zero a dez, caiu de 5,8 para 5,6.
A grande maioria dos entrevistados (63%) disse ao Datafolha que não vê razões para a abertura de um processo de impeachment contra o presidente da República. Mas já é expressivo o percentual daqueles que defendem o afastamento de Lula (29%).
Nada menos que 83% acreditam que há corrupção no governo federal. No levantamento anterior, esse percentual ficou em 78%. Em março de 2004, apenas 32% acreditavam na existência de corrupção na administração comandada pelo petista. Para somente 29%, no entanto, Lula tem muita responsabilidade pelos casos de corrupção.
Congresso em baixa
O Congresso Nacional, responsável pela investigação das irregularidades no governo Lula e que tem a prerrogativa constitucional de abrir e julgar um eventual processo de impeachment, obteve na pesquisa sua pior avaliação desde 1993.
O desempenho dos parlamentares federais foi considerado ruim ou péssimo por 48% dos entrevistados; regular, por 35%; e ótimo ou bom, por somente 12% das pessoas consultadas.
Temas
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem