Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Eduardo Militão
3/4/2013 | Atualizado às 8:57
[fotografo]Agência Brasil[/fotografo][/caption]A Controladoria-Geral da União (CGU) afirmou em nota ao Congresso em Foco que é contra a extinção dos tribunais de contas no Brasil, apesar de publicar em seu site proposta nesse sentido. A assessoria da CGU esclareceu que a proposta é de autoria de "alguns membros de organizações da sociedade civil".
A sugestão foi feita em um evento realizado em Brasília, entre os dias 15 e 17 de março, para discutir medidas para o plano do Governo Aberto. O nome dessas pessoas não pôde ser informado porque, segundo a CGU, não há registros no evento da identificação de cada um.
Conforme a CGU, a proposta teve apenas 12 de 324 votos para ser priorizada. Mesmo assim, foi uma das 17 mais votadas no encontro, o que a levou a ser incluída no caderno de propostas do Governo Aberto.
A CGU garante, no entanto, que vai rejeitar a medida. "A CGU não apoia nenhuma proposta de extinção dos Tribunais de Contas", enfatizou o órgão de controle interno do governo federal.
Parceria
Na nota, a Controladoria defende a criação de um portal de dados de contas públicas, a ser feito em parceria entre o tribunal e a CGU: "Sobre essa, a CGU informa que tem interesse em discutir a questão com o Tribunal de Contas da União."
Apesar das queixas das três entidades dos tribunais de contas (Ampcon, ANTC e Audicon), cujos diretores consideram que o órgão comandado por Jorge Hage tem intenções de substituí-los, a Controladoria destaca a importância da função das cortes de contas.
"A CGU está convicta que o TCU desempenha um importante e essencial papel constitucional (...). Esse papel é fundamental não só para a melhoria da gestão e dos gastos públicos, mas também para a consolidação de um Estado democrático", diz a nota enviada ao Congresso em Foco. O órgão destaca a parceria com os tribunais. "A CGU considera o TCU como um grande parceiro estratégico e, ao longo de sua atuação, tem realizado diversas ações conjuntas com o TCU".
Veja a íntegra da nota da CGU
Veja a íntegra da nota das entidades dos tribunais
Site da CGU publica proposta de extinção dos tribunais de contas
Curta o Congresso em Foco no Facebook
Siga o Congresso em Foco no Twitter Tags
Temas
Câmara dos Deputados
Comissão debate isenção de registro para professor de educação física
Atualização Fiscal
Câmara aprova projeto que atualiza valores de bens no Imposto de Renda