Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Gilmar Mendes quer que PF investigue quem o xingou em voo

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Gilmar Mendes quer que PF investigue quem o xingou em voo

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Joelma Pereira

31/1/2018 | Atualizado às 11:39

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_323273" align="aligncenter" width="577" caption="O ministro foi alvo de protestos durante voo entre Brasília e Cuiabá no último sábado (27)"][fotografo]Marcelo Camargo[/fotografo][/caption]  Com objetivo de descobrir quem o xingou durante um voo que partiu de Brasília rumo a Cuiabá, no último sábado (27), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviará uma representação à Polícia Federal pedindo que o autor das ofensas seja investigado. A informação foi revelada na manhã desta quarta-feira (31) pela jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, e confirmada por este site. Alvo de protestos por passageiros que estavam na mesma aeronave que o ministro, em vídeo que circula na internet e em grupos de WhatsApp, um passageiro diz: "Polícia Federal para ele [Gilmar Mendes]. O amigo do Daniel Dantas, do Aécio Neves". Mais ao fundo, uma passageira provoca: "Vergonha para família". Em outro momento do voo, os passageiros entram no coro de "fora Gilmar". Calado, o ministro apenas sorri, sem rebater às provocações.
<< Ministro do STF ouve coro de "fora Gilmar" durante voo; veja o vídeo
"Tomataços" Em outubro do ano passado, o ministro foi alvo de dois "tomataços", em ocasiões diferentes, na entrada do Instituto de Direito Público (IDP), instituição de ensino e pesquisas da qual é sócio-fundador. Conforme a Folha de S. Paulo antecipou, Gilmar Mendes também pediu que a PF abra inquérito para investigar o suposto líder do grupo que teria oferecido R$ 300 para quem acertasse um tomate no magistrado. "Claramente, a intenção do Representado não era a de realizar um protesto pacífico - dentro dos limites do direito à liberdade de expressão -, mas de verdadeiramente ameaçar o Representante e de lhe ocasionar lesão corporal e patrimonial, na medida em que, consoante o texto, (i) o tomataço deveria ser direcionado à sua cabeça e que (ii) foram apostas aspas no vocábulo pacífico - ressaltando, justamente, a violência do ato", diz parte do texto da representação enviada à PF, que pede que o  suspeito "seja penalmente responsabilizado por suas condutas". O pedido foi enviado à PF no dia 28 de dezembro de 2017. No início deste mês, o ministro foi seguido e hostilizado por duas brasileiras pelas ruas de Lisboa, capital de Portugal. Gilmar viaja com frequência para aquele país, onde tem casa."A gente pede pra Deus levar o senhor pro inferno", foi o que o magistrado ouviu naquela oportunidade.

Gilmar foi responsável, entre outros casos, pela soltura de figuras conhecidas como o ex-ministro José Dirceu, o empresário Eike Batista, o médico Roger Abdelmassih e o banqueiro Daniel Dantas. No ano passado, o ministro também mandou soltar, duas vezes em menos de 24h, o empresário Jacob Barata Filho, magnata do transporte público do Rio, preso por corrupção. Em 2013, o ministro foi padrinho de casamento da filha de Barata.

<< Gilmar e Moraes são recebidos com "tomataço" em evento no IDP

<< Gilmar Mendes é hostilizado por brasileiras em Portugal; veja o vídeo

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

PF Polícia Federal Gilmar Mendes ministro do STF crise brasileira supremo tribunal federa tomataço hostilização em Voo

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Maia dá ultimato a Temer: "Ou vota reforma da Previdência em fevereiro ou não vota mais"

PLC 79: dinheiro público para as teles e o povo sem banda larga

Líder do MDB defende que Temer deixe a reforma da Previdência para presidente eleito

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Projeto de lei

Zucco quer proibir artistas de promover ou criticar autoridades

2

EM RESPOSTA AO SUPREMO

Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF

3

segurança

Deputados propõem proibição de assentos verticais em aviões no Brasil

4

NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro

5

ALEXANDRE PADILHA

Ministro da Saúde socorre passageira que desmaiou em avião

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES