Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula pede que Moro deixe processo do sítio de Atibaia por causa de ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula pede que Moro deixe processo do sítio de Atibaia por causa de eventos com Doria

Congresso em Foco

22/5/2018 13:21

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_335961" align="aligncenter" width="518" caption="Doria e Moro com suas respectivas esposas em evento de premiação em Nova York na semana passada"][/caption] Os advogados do ex-presidente Lula pediram nesta terça-feira (22) ao juiz federal Sergio Moro, responsável pela Lava Jato em Curitiba, que se declare suspeito e envie para outro magistrado os autos do processo do chamado caso do sítio de Atibaia (SP). O Ministério Público acusa Lula de ter recebido a propriedade e benfeitorias como propina disfarçada da Odebrecht e da OAS em troca de contratos com a Petrobras. A defesa alega que Moro perdeu a imparcialidade e a isenção exigidas para sua função ao participar de eventos patrocinados pela Lide, empresa do pré-candidato a governador de São Paulo João Doria Jr. (PSDB), inimigo declarado do ex-presidente. O último encontro entre eles, ocorrido em Nova York na semana passada, foi registrado em fotos, vídeos e discursos elogiosos do tucano ao magistrado. Na quarta-feira, em uma festa de gala, o juiz da Operação Lava Jato recebeu o prêmio de Personalidade do Ano, entregue pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. A premiação é concedida há mais de 40 anos a uma personalidade brasileira e uma americana. Como premiado de 2017, coube ao ex-prefeito paulistano chamar Moro ao palco. Ele o tratou como "herói" nacional. No dia seguinte, o juiz participou ainda em Nova York de um evento promovido pela Lide sobre segurança jurídica e investimentos no Brasil.
<< Em campanha em Nova York, Doria chama Moro de herói e publica fotos ao lado do juiz
Os defensores do petista também questionam o fato de o evento ter sido apoiado pela Petrobras, empresa que é parte como assistente de acusação em casos julgados por Moro. "Tal presença nesses atos é incompatível com a imparcialidade e a independência que se esperam de quem deverá julgar esta causa criminal", dizem os advogados. Ainda na semana passada o juiz minimizou o episódio após a repercussão das fotos. "Estou num evento social e tiro uma foto, isso não significa nada. É uma bobagem isso", ressaltou Moro, que também negou ter "relação pessoal com Doria". "Não me arrependo nem um minuto de aceitar esses convites", disse o juiz antes de discursar a um grupo de empresários num hotel em frente ao Central Park. O juiz também já foi criticado por se deixar fotografar em momento de descontração com o senador Aécio Neves (PSDB-MG).
<< Moro chama de "bobagem" foto com Doria em Nova York
Na peça, a defesa lembra que, em 2015, quando era pré-candidato a prefeito da capital paulista, Doria instou Moro a responder se a prisão de lula era questão de tempo.  E que, em 2016, também em campanha eleitoral, o tucano tentou demonstrar intimidade com o juiz paranaense. "Lula disse que vai ajudar Haddad na eleição, isso é tudo que eu mais quero (...). É meu sonho de consumo o Lula aqui para defender o Fernando Haddad, mas tem que ser antes de ser preso. Vamos até pedir ao Moro para adiar essa decisão." Os advogados reclamam que Moro jamais tomou qualquer providência para impedir o uso de sua atuação jurisdicional para fins de exploração política. "Ao contrário: a presença constante e recorrente em eventos dessa natureza por ele conduzidos está a sugerir aquiescência." A defesa pede que, caso não admita a suspeição, Moro envie o processo ao TRF da 4ª Região acompanhado de informações sobre o evento nos Estados Unidos, inclusive com eventual remuneração e custeio das despesas do palestrante.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pictures São Paulo Lula PT corrupção PSDB Sérgio Moro João Doria sitio de atibaia

Temas

Reportagem Justiça

LEIA MAIS

Tarifas

Anúncio de plano contra tarifas dos EUA deve ser feito até terça

GOVERNO

Lula compara Eduardo Bolsonaro a delator de Tiradentes

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

MUDANÇAS PARTIDÁRIAS

Partido de Bolsonaro foi o que mais perdeu deputados; veja o balanço

2

CÂMARA

Entenda o processo contra os 14 deputados denunciados após motim

3

LEVANTAMENTO DO SENADO

Governo corta 43% das emendas parlamentares previstas para 2025

4

SENADO

Na mira de Alcolumbre: dois indicados podem ser recusados em sabatinas

5

Câmara dos Deputados

Projeto inclui crime de adultização digital no Código Penal

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES